Chamadas para Dossiê em Aberto

Envie sua proposta de Dossiê a RCS! Veja detalhes em nossas Instruções para Propostas de Dossiês

--

 Dossiê “Ecologia Política: contribuições da América Latina”

Organizadoras/es: Sue A. S. Iamamoto (UFBA); Isabella Lamas (GECI/PUC-SP); Vanessa Empinotti (UFABC)

A ecologia política é um campo de conhecimento interdisciplinar, que reúne contribuições das ciências sociais, da geografia, da economia e da história. Trata-se de uma “resposta ao esquecimento da natureza pela economia política” (Leff, 2015, p. 33), que busca compreender como relações capitalistas de dominação se dão em territórios específicos, disputando recursos e subjetividades.

Como território crucial para o desenvolvimento da modernidade/colonialidade capitalista, a América Latina tem sido um espaço de reprodução de formas de exploração e resistência de longa duração. Assim, particularmente em nossa região, a ecologia política se torna um instrumento importante para refletir sobre processos contemporâneos de extrativismo, conflitos e resistências territoriais no campo e na cidade, e paradigmas alternativos de desenvolvimento e de vida comum.

Este dossiê é fruto do III Congresso Latino-Americano de Ecologia Política, que ocorreu em Salvador em março de 2019, e busca reunir trabalhos teóricos e empíricos que contribuam para a área na América Latina.

Prazo para envio de artigos: 10/12/2019

Previsão de publicação da revista: julho de 2020.