Chamadas para Dossiê em Aberto

Envie sua proposta de Dossiê a RCS! Veja detalhes em nossas Instruções para Propostas de Dossiês

--

Memórias de Guerra: as escritas literárias africanas na elaboração de traumas coletivos

Prazo de Envio:  01/11/2020

A presente proposta visa reunir trabalhos em torno da temática Memórias de Guerra em experiências literárias africanas e de como a escrita tem elaborado traumas coletivos. Evocando noções como narrativa, trajetórias e memória, pensamos que é possível observar como os processos de recordação e elaboração têm se construído através da escrita literária. O que essas narrativas mobilizam de suas paisagens coletivas? como narram os enfrentamentos e as consequências das guerras civis? como se esboçam, nas narrativas, as trajetórias dos escritores, de seus países e de seus repertórios culturais? Enfim, como são mobilizadas, em suas escritas, as recordações. Que espaços da recordação são mobilizados na montagem de suas escrituras?

O testemunho só existe sob o signo de seu colapso e impossibilidade, argumenta Márcio Seligmann-Silva. Assim, as recordações que cavam os rastros e os restos de processos de guerra, lidam com traumas individuais e coletivos. Vinculam-se ao “signo do acabado”, lidam com perdas. O trauma, retomando Freud e Gagnebin, é o corte, aquilo que fere e separa o acesso ao simbólico, sobretudo à linguagem. Túmulo e Signo compartilham a mesma etimologia grega: sèma. Ao pensarmos nos “Espaços da Recordação”, segundo Aleida Assmann, percebemos que a palavra está estreitamente associada às inscrições da finitude e da memória. A memória do trauma é uma forma de recuperar, na fragilidade dos rastros individuais, a compreensão para a história e para as condições sócio-antropológicas de cada sociedade.

Propomos reunir, neste Dossiê, reflexões que ponham em diálogo preocupações do campo das ciências humanas, sociais e literárias, que nos permitam refletir sobre essas experiências nas literaturas africanas.

Organizadoras:

Cristina Maria da Silva (Universidade Federal do Ceará)

Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP. Pós-doc em Antropologia UNICAMP, 2010. Pós-doc em
Letras PUC-MG, 2019. Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais-UFCE. Coordenadora
do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos. E-mail: crimasbr@gmail.com. http://lattes.cnpq.br/0296938001965033 http://rastrosurbanosufc.blogspot.com/

Terezinha Taborda Moreira (Universidade Federal de Minas Gerais)

Doutora em Estudos Literários - UFMG. Pós-doc em Literatura Angolana pela UFF. Pesquisadora CNPq –
Nível 2. Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Letras-PUC-MG. Grupo de
Pesquisa “África e Brasil: repertórios literários e culturais. E-mail: taborda@pucminas.br
http://lattes.cnpq.br/6004201363577484

--

As Ciências Sociais na pós-graduação: expansão, diversificação e internacionalização

Prazo de Envio:  20/03/2021

O presente dossiê busca reunir trabalhos dispostos a compreender os avanços e desafios das Ciências Sociais na pós-graduação, abrindo a possibilidade do desenvolvimento de análises comparativas, ou ainda que se proponham a agregar novos elementos ao debate a partir de casos situados em outros países.
Desde as primeiras experiências de formação pós-graduada no Brasil na década de 1940, na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, passando pela Reforma Universitária em 1968, bem como pela crescente diversificação e expansão dos programas em período mais recente, a pós-graduação em Ciências Sociais tem sido um objeto de contínua autorreflexão.

Atualmente, discute-se a implementação de novos modelos de avaliação institucional da pós-graduação, reformulação da classificação das revistas , delimitação de áreas prioritárias, além de um possível rearranjo na divisão por áreas existentes atualmente. Este processo em seu conjunto, tem demandado o desenvolvimento de novas reflexões por parte das Ciências Sociais, que possibilitem o exame não apenas do perfil da pós-graduação no cenário atual, como também seu processo de expansão, diversificação e de seus atuais desafios no cenário nacional e internacional.

Considerando esses elementos em seu conjunto, a reflexão sobre a pós-graduação em Ciências Sociais – especialmente com sua exclusão das áreas prioritárias do CNPq – coloca-se como uma questão urgente. Indicamos alguns possíveis eixos de trabalho para o dossiê, sem nos limitar a estes:

- Novos modelos formativos na pós-graduação em Ciências Sociais, com destaque para
os mestrados profissionais;
- Disciplinaridade e interdisciplinaridade na pós-graduação em Ciências Sociais;
- Avaliação institucional, financiamento e delimitação de áreas prioritárias;
- Circulação internacional de pesquisadores no contexto da formação de quadros para a
pós-graduação em Ciências Sociais;
- Análise do perfil dos pesquisadores, institucionalização e agendas de pesquisa na pós-graduação;
- A produção acadêmica na pós-graduação em ciências sociais;
- Exame comparativo em nível internacional das experiências de pós-graduação em Ciências Sociais;
- Desafios para a internacionalização da pós-graduação, especialmente na “periferia acadêmica”;
- Desigualdades de classe, raça e gênero ao acesso e permanência na pós-graduação;
- Propostas de criação e implantação de políticas de equidade no acesso e permanência na pós-graduação;
- Estudo sobre permanência e evasão;
- Ações afirmativas na pós-graduação em Ciências Sociais;
- Perfil e inserção profissional dos egressos;
- Inserção de cientistas sociais em outros programas de pós-graduação (educação, saúde, interdisciplinares etc.);

Organizadores:

Amurabi Oliveira

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pesquisador do CNPq https://orcid.org/0000-0002-7856-1196

Marcelo Cigales

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (Unb) https://orcid.org/0000-0002-4320-5941