Ensino remoto na pandemia de covid-19 e processos de aprendizagem: percepção de acadêmicos de medicina

Authors

  • Lícia Maria Belchior Almeida Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Roelbe do Carmo Bezerra Júnior Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Victória Danielly Rabelo Almeida Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Ivana Cristina Barrêto Universidade Federal do Ceará (UFC), Fundação Oswaldo Cruz
  • Cheila Pires Raquel Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Kelen Gomes Ribeiro Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2023v63n1e81352p1-6

Keywords:

COVID-19, Educação Médica, Saúde Mental, Aprendizagem, Ensino

Abstract

Objetivos: objetivou-se descrever a percepção de estudantes de medicina sobre a influência da paralisação das aulas presenciais durante a pandemia de covid-19 em seus processos de aprendizagem. Metodologia: trata-se de estudo descritivo e exploratório, abordagem metodológica qualitativa, de maio a julho de 2021. Trabalhou-se com 24 estudantes de medicina do primeiro semestre. Utilizou-se Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: os relatos dos estudantes, majoritariamente, mostraram semelhanças entre as percepções acerca da interrupção do ensino presencial devido à pandemia e a influência dessa situação nos estudos. Observou-se nos relatos que foi significativo o prejuízo trazido pela ausência de aulas práticas. Já concernente à adaptação da rotina doméstica com a rotina de estudos remotos, as avaliações foram diversas, variando desde boa adaptação, satisfação com o convívio familiar e não necessidade de deslocamentos, até o medo pelas incertezas e ameaças à vida trazidas pela covid-19. A pesquisa mostrou vantagens do ensino remoto também, apontando para a necessidade de estudos quanto ao que deve permanecer nesse formato. Conclusão: o tema do uso de elementos da educação à distância na formação médica requer mais debate e aponta também para a necessidade de ampliar a formação docente para a qualificação requerida por estes processos educacionais.

Published

2023-09-29