A INTERGENERICIDADE E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

Autores

  • Maria Margarete Fernandes de Sousa Universidade Federal do Ceará

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a intertextualidade, notadamente a intergenericidade, nos anúncios publicitários. Para isso, analisamos os dados desta pesquisa com referencial teórico de Koch; Bentes; cavalcante (2007) e Bazerman (2006). selecionamos em revistas e na internet vinte anúncios que apresentavam marcas de intergenericidade, critério definidor para a coleta do material, e submetemos à análise, com base nos pressupostos já mencionados, e obtivemos como resultado que a intertextualidade intergenérica, propriedade que possibilita um gênero trazer em sua tessitura composicional outro gênero é, de fato, produtiva como mecanismo de construção dos textos dos anúncios publicitários. donde se conclui que os diversos gêneros se articulam  harmoniosamente  e  constroem  os  contextos enunciativos ldos gêneros textuais, no caso em estudo, do gênero anúncio publicitário.

Palavras-chave:gênero; intertextualidade; intergenericidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. A INTERGENERICIDADE E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 31, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1070. Acesso em: 16 jun. 2024.