A ARTE PERDIDA DE AMARRAR RAMINHOS DE FLORES
Resumo
Pelo senso comum contemporâneo Infância e Morte de-veriam ser apartadas uma da outra, pela preservação da própria criança, para que seus olhos sejam desviados do sofrimento. Deve, portanto, a criança ser poupada de qual-quer tipo de violência ou tristeza, como a doença e a morte. Nesses dois episódios geralmente emerge outra fi gura: a do médico. Em “Josefi na”, conto de Cecília Meireles, o encontro e velório da personagem homônima são relatados do ponto de vista de sua amiguinha. Junto à narrativa da dor da perda sentida pela criança narradora, a ausência do médico e de um tratamento adequado são as tônicas do conto. Palavras chave: Morte. Infância. Narrador. ABSTRACTBy common sense and contemporary costum Childhood and Death should be separated from each other, for the pre-servation of the child, so that your eyes are diverted from suffering. Therefore, children should be spared any violence or sadness, as disease and death. In these two kinds of episode usually another fi gure emerges: the doctor’s. In “Josefi na” tale of Cecília Meireles, the meeting and the funeral of the eponymous character are counted from the point of view of his little friend. Along the narrative of the pain of loss felt by the child narrator, the absence of a physician and an appropriate treatment are keynotes of the story. Keywords: Death. Childhood. Narrator.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
GOMES, Jennifer Pereira; COUTINHO, Fernanda Maria Abreu. A ARTE PERDIDA DE AMARRAR RAMINHOS DE FLORES. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 32, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1466. Acesso em: 5 out. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).