COMPETÊNCIA COMUNICATIVA ESCRITA NA ESCOLA

  • Nelly Carvalho Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Margarete Fernandes Sousa Universidade Federal do Ceará

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo refletir sobre a competência comunicativa escrita na escola. Paraisso, tecemos considerações acerca de concepções como competência linguística, competência comunicativapara chegarmos à concepção de competência comunicativa escrita, pois entendemos que essesfenômenos linguísticos se inter-relacionam, embora cada um preserve sua identidade. Para essa discussão,trazemos pontos de vista de pesquisadores, como Koch e Fávero, Marcuschi, Kleiman, dentreoutros. A propósito dessa questão, discutimos também concepções de alfabetização e letramento, nosentido de evidenciar o alcance de cada fenômeno no meio educacional. Por fim, discutimos algumassituações reais de uso da escrita para mostrar contextos de práticas sociais de letramento e suas relaçõescom o contexto escolar. Diante disso, fica claro que a escola deve considerar o saber prévio da criança,que está inserida em situações de escrita, o que implica em considerar aquilo que ela já sabe, em funçãode seu conhecimento de mundo, que é fundamental para sua aprendizagem.

Palavras-chave: Competência comunicativa; Escrita; Letramento.

ABSTRACT

In this article, we aim to reflect on the communicative competence in writing at school. For this, weweave considerations about conceptions such as linguistic competence, communicative competencein order to reach a conception of communicative competence in writing; although these linguisticphenomena each preserve their own identities, we understand that they are interrelated. For thisdiscussion, we draw on views of researchers such as Koch and Favero, Marcuschi, Kleiman, amongothers. With respect to this issue, we also discuss conceptions of literacy and of “lettering”, in orderto reveal the reach of these phenomenona in the educational environment. Finally, we discuss somereal situations of the use of writing to show contexts of social practices of “lettering” and its relationshipwith the school environment. Therefore, it is clear that the school should consider the previousknowledge of the child, who is a participant in writing situations, this involves considering what thechild already knows due to their world knowledge, which is essential to their learning.

Keywords: Communicative competence; Writing; “lettering”.

Como Citar
CARVALHO, N.; SOUSA, M. M. F. COMPETÊNCIA COMUNICATIVA ESCRITA NA ESCOLA. Revista de Letras, v. 1, n. 33, 11.