TRANSGREDINDO A NORMA: UM ESTUDO COMPARATIVO DE “PERDIDO NO TÚNEL DO TERROR” DE JOHN BARTH, “ANOTAÇÕES SOBRE MACEDONIO NUM DIÁRIO”, DE RICARDO PIGLIA E “TEMA DEL TRAIDOR Y DEL HÉROE”, DE JORGE LUIS BORGES
Resumo
O presente ensaio trata da questão da transgressão da parte de autores contemporâneos em relação às normas rígidas dos gêneros literários ainda presentes na análise e interpretação da obra literária. Com o advento de novas escrituras, evidencia-se uma gradativa exaustão das obras fechadas, havendo uma tendência cada vez mais forte para uma superposição de gêneros onde um ensaio e um poema se confundem, e o romance apresenta características de uma narrativa narcísica.Para ilustrar o presente artigo, procurou-se na obra de três autores contemporâneos narrativas que evidenciassem esta tendência tais como John Barth, Jorge Luis Borges e Ricardo Piglia. Os contos selecionados apresentam uma ironia sutil que exigem do leitor uma nova postura diante do texto literário, onde o fazer literá- rio confunde-se com o jogo. Desta forma, os personagens das três narrativas apresentam uma ambigüidade que perpassa o texto, oferecendo ao leitor múltiplas leituras. Palavras chaves: transgressão, narrativa narcísica,Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
BRODBECK, Jane. TRANSGREDINDO A NORMA: UM ESTUDO COMPARATIVO DE “PERDIDO NO TÚNEL DO TERROR” DE JOHN BARTH, “ANOTAÇÕES SOBRE MACEDONIO NUM DIÁRIO”, DE RICARDO PIGLIA E “TEMA DEL TRAIDOR Y DEL HÉROE”, DE JORGE LUIS BORGES. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 24, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2228. Acesso em: 8 out. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).