AVALIAÇÃO DA LÍNGUA MATERNA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Autores

  • Elizabeth Marcuschi

Resumo

O presente artigo debate algumas das concepções teóricas e práticas a respeito da avaliação presentes no espaço escolar, quando se trata de atribuir um valor às aprendizagens de Língua Portuguesa, mais precisamente, ao texto produzido pelo aluno. Para tanto, discute inicialmente a no- ção de avaliação com a qual opera, para em seguida considerar os paradigmas da avaliação somativa e formativa no contexto do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, assumindo como eixo de análise a inter-relação dos procedimentos avaliativos com diferentes concepções de língua, texto e erro. Conclui que, embora nas duas últimas décadas, um número expressivo de estudos na esfera da linguagem trate as práticas educacionais da Língua Portuguesa segundo os fundamentos da lingüística textual e discursiva, a avaliação da redação escolar é, via de regra, realizada tão somente em função do produto e de aspectos estruturais da língua, privilegiando uma perspectiva somativa. Palavras-chave: língua materna; avaliação formativa; avaliação somativa; avaliação de redações.

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Como Citar

MARCUSCHI, Elizabeth. AVALIAÇÃO DA LÍNGUA MATERNA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 26, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2264. Acesso em: 26 abr. 2024.