CLARICE LISPECTOR: A FAMÍLIA NO BANCO DOS RÉUS
Resumo
Este artigo analisa os contos do livro de Clarice Lispector, Laços de família, mostrando como o tema da família estrutura, praticamente, todos os textos. Com seu estilo sutilmente irônico, a autora questiona o modelo da família nuclear burguesa, onde a mulher fica confinada ao lar sob o domínio do marido. Trata-se de uma família hierárquica, herdeira do modelo patriarcal, onde seus membros diferem entre si obedecendo a um poder disciplinador. As personagens femininas, presas ao “destino de mulher”, têm seu momento de revelação que lhes permite a descoberta de uma vida plena, aberta ao imprevisto, ao “perigo de viver”. Palavras-chave: família; patriarcado; epifaniaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
XAVIER, Elódia. CLARICE LISPECTOR: A FAMÍLIA NO BANCO DOS RÉUS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 29, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2341. Acesso em: 9 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).