ENSINAR A ARGUMENTAR EM CONTEXTOS RURAIS ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: EXPERIMENTAÇÃO DO DISPOSITIVO DIDÁTICO EM ESPANHOL

Autores

  • Blanca Araceli Rodríguez Hernández
  • Oscar Osvaldo Servín Calvillo

DOI:

https://doi.org/10.36517/revletras.41.2.9

Resumo

Pesquisas prévias mostram as repercussões do ensino antecipado da argumentação em, ao menos, dois âmbitos: formação de cidadania e sucesso acadêmico. Apesar disso, o direito ao ensino antecipado de capacidades de leitura e escrita críticas se converte em uma desvantagem para populações que habitam em contextos rurais. O objetivo deste artigo é mostrar o efeito de uma sequência didática baseada em um gênero textual argumentativo nas produções textuais de alunos de anos finais do ensino fundamental (a distância). Como ferramenta metodológica retomamos a sequência didática baseada no gênero textual. Tal ferramenta foi utilizada em diferentes partes do mundo para o ensino de línguas. No que diz respeito ao espanhol, no México, foi explorada sua efetividade com gêneros textuais que implicam argumentar. Este trabalho mostra que os alunos melhoraram a organização global e a coesão textual nas produções finais, assim como o conhecimento do tema de discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

RODRÍGUEZ HERNÁNDEZ, Blanca Araceli; SERVÍN CALVILLO, Oscar Osvaldo. ENSINAR A ARGUMENTAR EM CONTEXTOS RURAIS ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: EXPERIMENTAÇÃO DO DISPOSITIVO DIDÁTICO EM ESPANHOL. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 41, 2022. DOI: 10.36517/revletras.41.2.9. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81456. Acesso em: 26 fev. 2024.