A ENGENHARIA DIDÁTICA COMO (MEGA)INSTRUMENTO DE PROFISSIONALIZAÇÃO PARA O ESTAGIÁRIO
TEACHING ENGINEERING AS A (MEGA) PROFESSIONALIZATION INSTRUMENT FOR THE INTERN
Resumo
Neste texto, apresentamos reflexões sobre a formação de professores no âmbito do curso de licenciatura em Letras-Língua Portuguesa, especificamente no estágio supervisionado curricular obrigatório. O objetivo consiste em refletir sobre o repertório didático utilizado pelo estagiário para planejar e realizar o estágio supervisionado. Urge debater quais são e como os espaços de formação inicial de professores estão sendo aproveitados na composição dos itinerários didáticos de planejamento e desenvolvimento do estágio supervisionado, tendo em vista que os desafios e dificuldades assombram e distanciam cada vez mais os estagiários da situação do trabalho docente nas escolas-campo e lhes causam distanciamento quanto à prática docente. Apoiamo-nos no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo e na proposta de modelo e engenharia didática do grupo genebrino (BRONCKART, 2006; 2008; 2012; DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004; CICUREL, 2020; LEURQUIN, 2013). O gênero aula pode propiciar ao aprendiz de professor um olhar subjetivo e formativo sobre o gerenciamento do ensino e (re)pensar modos de fazer que representam o agir professoral sob o ângulo da teoria e prática docente, possibilitando autoconhecimento sobre o trabalho e seu papel como futuro professor de língua portuguesa. Dessa forma, o estudo pretende refletir sobre a prática docente através do repertório didático planejado pelo estagiário e seus mecanismos de reflexão no/sobre trabalho docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os resultados partem de um questionário respondido pelos estagiários através do GoogleForms, para refletir sobre os mecanismos didáticos de planejamento e execução do estágio supervisionado, e se contribuiu (ou não) para a formação inicial. Com base nos resultados analisados, lançamos algumas pistas a fim de iniciar uma discussão que não se esgota nas considerações finais deste estudo.
Downloads
Copyright (c) 2022 Revista de Letras

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).