A ENGENHARIA DIDÁTICA COMO (MEGA)INSTRUMENTO DE PROFISSIONALIZAÇÃO PARA O ESTAGIÁRIO

TEACHING ENGINEERING AS A (MEGA) PROFESSIONALIZATION INSTRUMENT FOR THE INTERN

Autores

  • Carlos Héric Silva Oliveira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

DOI:

https://doi.org/10.36517/revletras.41.2.3

Resumo

Neste texto, apresentamos reflexões sobre a formação de professores no âmbito do curso de licenciatura em Letras-Língua Portuguesa, especificamente no estágio supervisionado curricular obrigatório. O objetivo consiste em refletir sobre o repertório didático utilizado pelo estagiário para planejar e realizar o estágio supervisionado. Urge debater quais são e como os espaços de formação inicial de professores estão sendo aproveitados na composição dos itinerários didáticos de planejamento e desenvolvimento do estágio supervisionado, tendo em vista que os desafios e dificuldades assombram e distanciam cada vez mais os estagiários da situação do trabalho docente nas escolas-campo e lhes causam distanciamento quanto à prática docente. Apoiamo-nos no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo e na proposta de modelo e engenharia didática do grupo genebrino (BRONCKART, 2006; 2008; 2012; DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004; CICUREL, 2020; LEURQUIN, 2013). O gênero aula pode propiciar ao aprendiz de professor um olhar subjetivo e formativo sobre o gerenciamento do ensino e (re)pensar modos de fazer que representam o agir professoral sob o ângulo da teoria e prática docente, possibilitando autoconhecimento sobre o trabalho e seu papel como futuro professor de língua portuguesa. Dessa forma, o estudo pretende refletir sobre a prática docente através do repertório didático planejado pelo estagiário e seus mecanismos de reflexão no/sobre trabalho docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os resultados partem de um questionário respondido pelos estagiários através do  GoogleForms, para refletir sobre os mecanismos didáticos de planejamento e execução do estágio supervisionado, e se contribuiu (ou não) para a formação inicial. Com base nos resultados analisados, lançamos algumas pistas a fim de iniciar uma discussão que não se esgota nas considerações finais deste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

SILVA OLIVEIRA, Carlos Héric. A ENGENHARIA DIDÁTICA COMO (MEGA)INSTRUMENTO DE PROFISSIONALIZAÇÃO PARA O ESTAGIÁRIO: TEACHING ENGINEERING AS A (MEGA) PROFESSIONALIZATION INSTRUMENT FOR THE INTERN. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 41, 2022. DOI: 10.36517/revletras.41.2.3. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81536. Acesso em: 28 maio. 2024.