SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS NO CONTEXTO DE PESQUISAS DO MESTRADO EM LETRAS

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE LÍNGUA

Autores

  • Maria de Fátima Alves Universidade Federal de Campina Grande
  • Edilma Lucena Catanduba Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.36517/revletras.41.2.7

Resumo

Este artigo tem como objetivo  descrever e apresentar  resultados de  duas pesquisas que focam a sequência didática, à luz dos estudos de Joaquim Dolz e Shneuwly,  como uma proposta metodológica  relevante para o ensino de gêneros textuais.  As pesquisas, de cunho intervencionista,  foram desenvolvidas no âmbito do Mestrado Profissional - PROFLETRAS, na Universidade Estadual da  Paraíba (UEPB), Campus III,  e do Mestrado Institucional no Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tratam-se de pesquisas qualitativas vinculadas ao campo de estudos da Linguística Aplicada e que se fundamentam em estudos do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados apontam que, mediante processos formativos com as pesquisadoras, os sujeitos da pesquisa, professores da Educação Básica, passaram a considerar, nos planejamentos de suas atividades didáticas para o ensino de língua materna, como ferramenta metodológica, a sequência didática, focando as capacidades de linguagem (contexto de produção, aspectos textuais, linguísticos-discursivos) nas propostas de produção de texto de um determinado gênero

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilma Lucena Catanduba, Universidade Estadual da Paraíba

Edilma de Lucena Catanduba é graduada em Letras pela Universidade Federal da
Paraíba (UFPB). Tem Mestrado e Doutorado em Letras pela UFPB. É professora
titular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Leciona na graduação em Letras e
no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Em suas últimas publicações
constam os títulos: Gêneros textuais/discursivos e o ensino de leitura e escrita: unindo
teoria e prática; Gênero Debate e práticas orais de linguagem.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

ALVES, Maria de Fátima; CATANDUBA, Edilma Lucena. SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS NO CONTEXTO DE PESQUISAS DO MESTRADO EM LETRAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE LÍNGUA. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 41, 2022. DOI: 10.36517/revletras.41.2.7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81592. Acesso em: 30 maio. 2024.