COMO PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA CONCEBEM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA GÊNEROS?

  • Gabriela Pepis Belinelli Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Os dados analisados neste artigo foram gerados por uma sequência virtual de formação docente (SVFD) implementada como parte integrante de uma pesquisa de mestrado e direcionada a professores de Língua Portuguesa da Educação Básica. O foco da formação foi o ensino do gênero ‘artigo de opinião’ por meio do procedimento ‘sequência didática de gêneros’ (SDG) sistematizado por pesquisadores do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). O objetivo deste trabalho é analisar a concepção dos professores-cursistas em relação à SDG, antes e depois do processo formativo, tomando como ferramenta metodológica dois questionários aplicados durante o curso, um inicial e outro final, com base em uma pergunta específica sobre a SDG. A base teórico-metodológica da pesquisa é o ISD, sobretudo, os estudos voltados à didatização da língua. As análises mostram que a SVFD provocou mudanças na concepção da maioria dos professores, uma vez que passaram a compreender a SDG a partir de suas bases teórico-metodológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-12-31
Como Citar
PEPIS BELINELLI, G.; MERLIN DEGANUTTI DE BARROS, E.; LOPES CRISTOVÃO, V. L. COMO PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA CONCEBEM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA GÊNEROS?. Revista de Letras, v. 2, n. 41, 31 dez. 2022.