Metodologias de Pesquisa no Cariri

Entrevista com Leonardo Guelman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2021.1.71142

Resumo

Através de uma entrevista semiestruturada com Leonardo Guelman – docente, escritor, pesquisador da arte e da cultura brasileira, iniciamos um ciclo que nos auxiliará a enxergar como investigar em meio ao campo da cultura popular e de tradição, uma construção baseada em engajamentos políticos e empáticos tecidos em uma perspectiva ampliada de integração de saberes. Segundo Guelman, tradição é linguagem, e ninguém é dono dela. Aqui, aprenderemos que conversar é dar voltas com o(s) outro(s) em um espaço-tempo não cristalizado, com múltiplos atravessamentos que não são lineares. Neste texto, a partir das respostas do pesquisador, compreendêramos o território como espaço de disputa, de afirmação, de expansão das subjetividades e das expressões. O professor lança mão de metodologias e relações horizontais com afeto para as investigações.

Biografia do Autor

Walisson Angélico de Araújo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestrando em Comunicação e Cultura Contempoâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) com período extracurricular de um ano na Universidade do Algarve (UAlg) em Portugal, tendo como área de estudos as “Ciências da Comunicação”.

 

Auris Flor , Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Discente na Universidade Federal do Cariri, onde cursa Licenciatura em Filosofia. Integrante do projeto de pesquisa Filosofias do Corpo no Cariri Cearense, pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Gradução e Inovação.

Quefren Arsênio Rodrigues, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Discente na Universidade Federal do Cariri, onde cursa Licenciatura em Filosofia. Integrante do projeto de pesquisa Filosofias do Corpo no Cariri Cearense, pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Gradução e Inovação.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Morais de Andrade, R., Araújo, W. A. de, Silva, A. F. M. da ., & Rodrigues, Q. A. . (2021). Metodologias de Pesquisa no Cariri: Entrevista com Leonardo Guelman. Revista Vazantes, 5(1), 316–345. https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2021.1.71142