A Filosofia enquanto cachimbo para duendes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.24.6

Palabras clave:

Filosofia. Criticidade. Ensino de Filosofia.

Resumen

O texto problematiza o contexto de perseguição e negação do Ensino de Filosofia. Trata-se de uma tentativa de descredenciar a presença da Filosofia na Escola apresentando-a como um conhecimento inútil, sem nenhuma serventia para a formação do jovem estudante. No dizer de um integrante da corte governamental, “cachimbo para duendes”. Os autores interpelam o que seria esse dito cujo “cachimbo” discutindo a importância da Filosofia e seu Ensino nos processos educacionais escolares; e, nesse sentido recoloca o papel crítico do filosofar e da Filosofia.

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Biografía del autor/a

Junot Cornélio Matos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Educação, Professor Associado II da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Mestrado Profissional em Filosofia. Pesquisa os temas de Filosofia e Educação, Formação de Professores de Filosofia, Ensino de Filosofia, Filosofia de Nietzsche. Além disso, está integrado em estudos e debates sobre temas, como: Fundamentos da Educação em Direitos Humanos, Pensamento pedagógico de Paulo Freire.

, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Docente da Universidade Federal de Pernambuco (Colégio de Aplicação). Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Filosofia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética.

Citas

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Publicado

2020-08-03 — Actualizado el 2020-08-03

Cómo citar

Matos, J. C., & Ramos, S. R. V. (2020). A Filosofia enquanto cachimbo para duendes. Argumentos - Revista De Filosofia, 12(24), 99–104. https://doi.org/10.36517/Argumentos.24.6

Número

Sección

Artigos