Produção de conhecimento acadêmico sobre Antiguidade Clássica e diálogo com a sociedade brasileira: algumas reflexões a partir da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.16.32.93217

Palavras-chave:

Estudos Clássicos. Projeto de extensão. Cultura digital.

Resumo

O objetivo central do artigo é articular os saberes produzidos a partir de redes de pesquisa internacionais com a prática de ensino de História Antiga no Departamento de História da UFPR e pensar como, por meio da extensão universitária, é possível alinhar teoria crítica e transformação social. Para tanto, parto de algumas questões teóricas que entendo relevantes para delinear os caminhos percorridos, pontuadas principalmente a partir da relação entre História, Arqueologia e Recepção para, na sequência, apresentar um balanço de duas experiências de diálogo entre produção acadêmica e a sociedade, o projeto de extensão Grécia e Roma na Escola, coordenado pelo professor Alessandro Rolim de Moura no qual tive a oportunidade de atuar como vice-coordenadora das atividades, e o blog Antiga e Conexões, atualmente um trabalho de divulgação científica, em vias de se tornar um novo projeto.

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Biografia do Autor

Renata Senna Garraffoni, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular de História Antiga do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2024-07-08 — Atualizado em 2025-10-06

Como Citar

Garraffoni, R. S. (2025). Produção de conhecimento acadêmico sobre Antiguidade Clássica e diálogo com a sociedade brasileira: algumas reflexões a partir da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Argumentos - Revista De Filosofia, 16(32), 53–62. https://doi.org/10.36517/Argumentos.16.32.93217

Edição

Seção

Dossiê Transposições nos Estudos da Antiguidade(s)

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