Vidência e sublime: a experiência-limite em Deleuze

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/arf.v17i1.95875

Palavras-chave:

Deleuze. Kant. Vidência. Sublime. Experiência-limite. Diferença.

Resumo

Este artigo analisa a relação entre os conceitos de vidência e sublime a partir da leitura de Deleuze sobre a Crítica da faculdade do juízo, de Kant, destacando o sublime como experiência-limite que rompe a harmonia entre as faculdades e força o pensamento a criar. Diferente de Kant, para quem o sublime reafirma os limites da razão, Deleuze o entende como catalisador de um novo regime sensível e cognitivo, ligado ao devir-vidente e à afirmação da diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Dilacerda, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Curador e Crítico de Arte. É membro do GT – Deleuze e Guattari – ANPOF. Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Filosofia, com distinção Summa Cum Laude, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Arte e Filosofia Clínica, pelo Instituto Packter. Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC. Doutorando e Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Arte: Crítica e Curadoria, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP); Especialização em História da Arte pela Universidade de Uberaba de Minas Gerais. MBA em Curadoria, Museologia e Gestão de Exposições pela Estácio e Graduado em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professor de “Estética” e “História da Arte” de Cursos Técnicos do Dragão do Mar e da Pós-Graduação em Arteterapia e Arte-Educação da UNIFOR. É sócio da AICA - The International Association of Art Critics; e também da ABRE - Associação Brasileira de Estética, da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte, e da ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.

Ada Kroef, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982), graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é pesquisadora colaboradora da Universidade Estadual do Ceará, pesquisadora da Universidade de Brasília, pesquisadora-colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora adjunta no curso de filosofia da Universidade Federal do Ceará e professora adjunta no Prof-Filo - UFC da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, filosofia, cartografia, cinema e criação.

Referências

CHERNIAVSKY, Axel; JAQUET, Chantal. L’art du portrait conceptuel. Deleuze et l’histoire de la philosophie. Paris: Garnier, 2013.

DELEUZE, Gilles. A filosofia crítica de Kant. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

DELEUZE, Gilles. A idéia de gênese na estética de Kant. In: DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos. São Paulo: Editora Iluminuras, 2004.

DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos. São Paulo: Editora Iluminuras, 2004.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2 – A imagem-tempo. São Paulo: Editora 34, 2018.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2003.

DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze. Paris, 1994.

GIL, José. Prefácio. In: GODINHO, Ana. Linhas o estilo - Estética e Ontologia em Gilles Deleuze. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2007.

GODINHO, Ana. Linhas o estilo - Estética e Ontologia em Gilles Deleuze. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2007.

GUÉRON, Rodrigo. Da imagem ao clichê, do clichê à imagem: Deleuze, cinema e pensamento. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2011.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade de julgar. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2016.

LAPOUJADE, David. Fundar a violência: uma mitologia? In: NOVAES, Adauto (Org.). Mutações: fontes passionais da violência. São Paulo: Edições Sesc, 2015.

ORLANDI, Luiz B. L. Deleuze. In: PECORARO, Rossano. Os filósofos: clássicos da filosofia. Vol. III: de Ortega y Gasset a Vattimo. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2009.

SAUVAGNARGUES, Anne. A imagem, do arco sensório-motor à clarividência. In: FURTADO, Beatriz. Imagem contemporânea. Vol. 1. São Paulo: Hedra, 2009.

Downloads

Publicado

2025-07-31 — Atualizado em 2025-10-02

Como Citar

Dilacerda, L., & Kroef, A. (2025). Vidência e sublime: a experiência-limite em Deleuze. Argumentos - Revista De Filosofia, 17(1), 276–284. https://doi.org/10.36517/arf.v17i1.95875

Edição

Seção

Artigos