No limite do impossível: o avesso da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/arf.v17iespecial2.96379

Palavras-chave:

Educação. Avesso. Psicanálise. Materialismo histórico. Crítica feminista. Impossibilidade.

Resumo

Este artigo propõe uma leitura filosófica da educação a partir de seu avesso, entendido não como desvio, mas como estrutura que revela a impossibilidade constitutiva do ato de educar. A partir de um diálogo entre a psicanálise freudo-lacaniana, o materialismo histórico-dialético e a crítica feminista, argumenta-se que a promessa moderna de universalidade e emancipação se sustenta sobre exclusões sistemáticas de gênero, raça, classe, território e linguagem. Sob a aparência de neutralidade, a escola atua como instância ideológica que reproduz desigualdades e silencia sujeitos dissidentes do ideal iluminista. A psicanálise inscreve a educação entre as “profissões impossíveis”, o materialismo histórico revela sua função reprodutora no tecido social e o feminismo denuncia o sujeito universal moderno, ao mesmo tempo em que afirma epistemologias insurgentes. Nesse horizonte, o fracasso formativo não é desvio, mas sintoma de um projeto civilizatório excludente e, paradoxalmente, condição de reinvenção. A aposta é uma crítica feminista como potência que emerge da contradição, do ruído, do mal-estar e da margem, concebendo a formação como travessia inacabada, tensionada e insurgente. Nesse processo, o ato das mulheres suleia a criação de outros modos de viver, pensar e ensinar, desorganizando o instituído e abrindo brechas para imaginar o novo. A verdadeira revolução da educação não virá pela harmonia, mas pela fissura: é no que falta, no que escapa, no que não se fecha, que a educação deixa de apenas reproduzir e se reinventa como espaço de liberdade e invenção.

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Biografia do Autor

Debora Klippel Fofano, Secretária de Educação do Ceará (SEDUC-CE)

Professora de Filosofia da Rede Pública Estadual do Ceará (SEDUC-CE). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do Grupo “Educação, Teoria Crítica e Filosofia Contemporânea” (CNPq/UFC), com ênfase em epistemologias feministas, psicanálise e crítica ideológica. Host do podcast Perdidas na Paralaxe. Integrante do coletivo de filósofas YebáBeló e da Coletiva Vozes Feministas.

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

Fofano, D. K. (2025). No limite do impossível: o avesso da educação. Argumentos - Revista De Filosofia, 17(Especial2), 58–72. https://doi.org/10.36517/arf.v17iespecial2.96379

Edição

Seção

Ensino de filosofia e epistemologias feministas: práticas de insurgência intelectual

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