PENNATE DIATOMS (BACILLARIOPHYCEAE) FLORA FROM TWO TROPICAL ESTUARIES IN PERNAMBUCO STATE, BRAZIL
Flora de diatomáceas penadas (Bacillariophyceae) de dois estuários tropicais no Estado de Pernambuco, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.36517/acmar.v58i1.80755Resumo
A composição taxonômica de diatomáceas penadas de diversos estuários e áreas costeiras no mundo ainda é pouco conhecida. Para melhor compreender a biodiversidade de diatomáceas planctônicas penadas (Bacillariophyceae) no Nordeste do Brasil, realizamos o levantamento florístico em dois estuários tropicais no estado de Pernambuco. Cinquenta e uma espécies foram identificadas, sendo Naviculales e Bacillariales as ordens mais representativas. Gyrosigma subtile é referida pela primeira vez para costa brasileira, enquanto 11 espécies são novos registros para o Nordeste do Brasil e uma para Pernambuco. Os gêneros Cymatoneis, Pinnunavis e Staurophora são registrados pela primeira vez para o nordeste brasileiro. Os resultados do trabalho ampliam as informações sobre a riqueza de diatomáceas penadas para estuários tropicais do Nordeste do Brasil, apresentando descrições, comentários e ilustrações usando microscopia ótica e eletrônica de varredura dos táxons identificados nos estuários dos rios Botafogo e Paripe – PE.
Palavras-chave: Oceano Atlântico. Levantamento florístico. Novos registros. Bacillariophyta. Fitoplâncton.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arquivos de Ciências do Mar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).