Atração de pessoas nas startups: Discursos de sedução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2021.61610

Palavras-chave:

startups, atração de talentos, retenção de talentos, processos seletivos, estratégias discursivas

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar estratégias de persuasão das startups para seduzir e atrair potenciais candidatos. Foram selecionadas oito startups por acessibilidadee, entrevistados os responsáveis pela Gestão de Pessoas destas. O corpus da pesquisa foi analisado pela Análise do Discurso. Os resultados apontaram para sete estratégias de persuasão no recrutamento, que são as oposições no discurso:nós versus eles, as redes sociais e o employer branding, os modismos do pop management, a diversidade como discurso, a flexibilidade, o ambiente descontraído e o discurso do crescimento. Todos estes temas aparecem como estratégias de persuasão e sedução que torna o discurso organizacional sutil e envolvente. As startups estabelecem implicitamente relações interdiscursivas com o discurso capitalista.

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Biografia do Autor

, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Administração pela UFV

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Docente da Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Administração

, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando de Adminstração na PUC MINAS

, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Administração

Professora Adjunta da UFV/CAF

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Publicado

08-03-2021

Como Citar

Faria, S. G. de ., Marra, A. V., Ássimos, B. M., & Souza, M. M. P. de . (2021). Atração de pessoas nas startups: Discursos de sedução. Contextus - Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 19, 59–70. https://doi.org/10.19094/contextus.2021.61610

Edição

Seção

Artigos