ENSINO DE FILOSOFIA E SUAS INTERFACES COM OS ATOS DE PENSAR, ENSINAR E APRENDER
DOI:
https://doi.org/10.36517/2025n37id95868Palabras clave:
Pensar, Ensinar, AprenderResumen
Pesquisa-se o ensino de Filosofia e suas interfaces com os atos de pensar, ensinar e aprender. Arrimado neste intento, o escrito sob relatório é apoiado na pesquisa bibliográfica e nos trabalhos de Sílvio Gallo, Lidia Rodrigo, Fernando Savater, Gilles Deleuze e Alejandro Cerletti, com objetivos de investigação interpretativa, filosófica e pedagógica. Delineia-se, por essa via, a relação do ensino supracitado com o pensamento, mostrando que, no mundo contemporâneo, se faz essencial um pensamento que não seja necessariamente dominado pela técnica, mas que conduz a refletir, contemplar e demandar pontos sobre a vida. Discute-se, com efeito, o modo como o ensino ora destacado se desloca da transmissão de conteúdos filosóficos para uma transmissão pedagógica que enseja o aprendizado e trabalha com o exercício do pensamento, como também com a reflexão sobre a existência. Pesquisa-se, ademais, a relação entre aprendizagem, ensino de Filosofia e educação, mostrando que o aprendizado filosófico respeita a sala de aula, mas não se esgota nela, pois se aproxima da experiência do pensamento e de uma ação de filosofar como modo de vida.
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