Educação e indivíduo pragmático na crise capitalista contemporânea

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30611/2012n1id5155

Resumen

O artigo aborda a construção do indivíduo pragmático na crise capitalista contemporânea. Delineia os aspectos centrais da referida crise, marcada pela incapacidade do sistema de atender às necessidades humanas, em seu conjunto. Nessa perspectiva, compreende a escola como locus de fomento de individualidades propícias à aceitação das imposições economicistas do capital em crise, sobre a maioria da humanidade. Nesse contexto, o pragmatismo educacional, seja em sua forma clássica, com Dewey e Teixeira, seja em sua forma renovada, com Rorty, contribui para a formação de indivíduos alienados e passivos. Fundamentado em Marx, Heller, Vázquez, dentre outros autores de veio marxista, o artigo discute acerca das possibilidades de enfrentamento da aludida crise capitalista, como ainda relativamente aos princípios de uma educação rica em conteúdos emancipadora em sua práxis.

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Publicado

2013-01-24

Cómo citar

SOARES, José Rômulo. Educação e indivíduo pragmático na crise capitalista contemporânea. Revista Dialectus - Revista de Filosofia, [S. l.], n. 1, p. 46–60, 2013. DOI: 10.30611/2012n1id5155. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5155. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Indivíduo e Educação no Contexto da Crise do Capitalismo