Marx e Mészáros: Uma análise da crise do capital e da transição socialista

Autores

  • Wildiana Kátia Monteiro Jovino Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.30611/2012n1id5158

Resumo

A pesquisa investiga as premissas subjacentes à crise do capital e os fundamentos que embasam a transição socialista defendido por Mészáros, a partir do pensamento de Marx. O argumento utilizado versará em alguns princípios orientadores à transformação socialista, para o qual a ação extraparlamentar, a progressiva transferência do poder de decisão aos produtores associados e a igualdade substantiva, dentre outros, figuram como importantes aportes no desenvolvimento da consciência socialista, que devem ser considerados numa totalidade integrada de determinações recíprocas e implicações globais, conjugados indistintamente à negação radical do sistema do capital e do capitalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wildiana Kátia Monteiro Jovino, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará – UFC/FACED. Bolsista PROPAG/Capes.

Downloads

Publicado

2013-01-24

Como Citar

JOVINO, Wildiana Kátia Monteiro. Marx e Mészáros: Uma análise da crise do capital e da transição socialista. Revista Dialectus - Revista de Filosofia, [S. l.], n. 1, p. 73–82, 2013. DOI: 10.30611/2012n1id5158. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5158. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Indivíduo e Educação no Contexto da Crise do Capitalismo