Vol. 29 Núm. 29 (2023): Dossiê A Filosofia e seu ensino no Ceará

					Ver Vol. 29 Núm. 29 (2023): Dossiê A Filosofia e seu ensino no Ceará
Publicado: 2023-06-22

Editorial

  • EDITORIAL

    Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima
    9-13
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91316

Dossiê A Filosofia e seu ensino no Ceará

  • A BNCC E A DILUIÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DO FORTALECIMENTO DO NEOLIBERALISMO BRASILEIRO

    Cristiane Maria Marinho
    14-28
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91326
  • SOBRE A NATUREZA IMAGÉTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA

    Vicente Thiago Freire Brazil
    29-40
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91330
  • A VOCAÇÃO CONCEITUAL DA FILOSOFIA E O ENSINO DE FILOSOFIA ATRAVÉS DE PROBLEMAS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE SILVIO GALLO

    Robert Brenner Barreto da Silva
    41-59
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91331
  • O ATO DE FILOSOFAR EM UM MUNDO PÓS-PANDEMIA: ISSO É POSSÍVEL?

    José Aldo Camurça de Araújo Neto
    60-73
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91332
  • A PRÁTICA DO ENSINO EM FILOSOFIA PELO OLHAR DE LIDIA MARIA RODRIGO: DESAFIOS E ALTERNATIVAS

    Jakeline Mendes Braga, Marcos Fabio Alexandre Nicolau
    74-91
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91489
  • FILOSOFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL AULA DE CAMPO E AS POSSIBILIDADES E REFLEXÕES

    Francisco José Assunção da Silva, Matheus Lima Lopes
    92-103
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91333
  • O PENSAMENTO DE ADA KROEF COMO POTÊNCIA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

    Cristiane Maria Marinho, Antônio Alex Pereira de Sousa
    104-122
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91490
  • O MITO DA CAVERNA DE PLATÃO E A INDÚSTRIA DA BELEZA: DIAGNÓSTICO DE INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA

    Antônia Carla Victor de Paiva
    123-132
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91334
  • O DESVELAMENTO DE MULHERES NA CIÊNCIA E NA FILOSOFIA COMO APORTE À CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA, EMANCIPAÇÃO E EMPONDERAMENTO FEMININO

    Santiago Pontes Freire Figueiredo, André Luiz Rocha
    133-142
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91491
  • A FILOSOFIA E SEU ENSINO PELA ENCRUZILHADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS E DESCOBERTAS

    Paulo Willame Araújo de Lima, Gregório Barbosa de Souza
    143-160
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91335
  • COLETIVO TRANSPASSANDO: OS DESAFIOS DE UMA EXPERIÊNCIA VOLUNTÁRIA DOCENTE A PARTIR DO ENSINO PRESENCIAL E REMOTO

    Viviane Silveira Machado
    161-172
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91336
  • A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA EMANCIPADORA EM ISTVÁN MÉSZÁROS

    David Machado de Oliveira, Kananda Vasconcelos Nascimento, Roberta Liana Damasceno Costa
    173-185
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91337
  • O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

    Karla Raphaella Costa Pereira, Frederico Jorge Ferreira Costa
    186-204
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91338
  • CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICAS DE SPINOZA PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS POTENTE

    Carlos Wagner Benevides Gomes
    205-217
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91339
  • EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPÍRITO BURGUÊS: UM RETRATO DO PAPEL DA ESCOLA NA MANUTENÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA

    Diego Silva Rodrigues da Costa, José Mateus Bido
    218-233
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91340
  • ÉTICA NA EDUCAÇÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE “ENSINAMENTO” COMO ACOLHIMENTO DO OUTRO EM LÉVINAS

    George Gomes Ferreira
    234-251
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91341
  • DEMOCRACIA E O IDEÁRIO TOTALITÁRIO

    Paulo César Oliveira Vasconcelos
    252-269
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91342
  • A FILOSOFIA PLATÔNICA ENTRE O ECLETISMO DE PLUTARCO E O CORPUS HERMETICUM

    Italo Dant Alves Monteiro
    270-283
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91343

Entrevista

  • ENTREVISTA COM PROFESSORAS (ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ (Bloco I)

    Ada Beatriz Gallicchio Kroef, Vicente Thiago Freire Brazil, Roberta Liana Damasceno Costa, Elizabeth Bezerra Furtado, Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima
    284-306
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91514
  • ENTREVISTA COM PROFESSORAS (ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ (Bloco II)

    Cristiane Maria Marinho, Francisco José da Silva, Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira, Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima
    307-318
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91515
  • ENTREVISTA COM PROFESSORAS(ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO DO CEARÁ (Bloco I)

    Debora Klippel Fofano, Francisca Evanice Mourão Lima, John Karley de Sousa Aquino, Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima
    319-333
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91516
  • ENTREVISTA COM PROFESSORAS(ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO DO CEARÁ (Bloco II)

    Dayane Evellin de Sousa Costa, Emilson Silva Lopes, Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima
    334-347
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91517
  • ENTREVISTA COM PROFESSORAS(ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CEARÁ

    Jocilaine Moreira Batista do Vale, Mario Jonny de Castro Cunha, Syssa Adley Rodrigues Monteiro, Fabiana Martins Tôrres, Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima
    348-359
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91518
  • ENTREVISTA COM PROFISSIONAIS DA FILOSOFIA QUE ATUAM EM PROJETOS (Bloco I)

    Lucas Dilacerda, Paulo Jorge Leandro, Paulo W. Lima, Raquel R. Rocha, Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima
    360-377
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91519
  • ENTREVISTA COM PROFISSIONAIS DA FILOSOFIA QUE ATUAM EM PROJETOS (Bloco II)

    Andrea Dantas, Emerson Praciano, Freddy Costa, Maria Celeste de Sousa, Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima
    378-390
    DOI: https://doi.org/10.30611/2023n29id91520