NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE PROFESSORES/FORMADORES A RESPEITO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE ACARAPE (CE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.96307

Palavras-chave:

violência escolar, narrativas autobiográficas, formação docente

Resumo

Este artigo analisa as percepções de educadores das turmas finais do ensino fundamental sobre a violência no ambiente escolar na cidade de Acarape (CE), utilizando relatos (auto)biográficos como abordagem metodológica. A investigação qualitativa, de natureza exploratória, visa entender as vivências dos professores diante das manifestações de violência e examinar as estratégias pedagógicas adotadas no combate a esse fenômeno. Os dados indicam a presença frequente da violência, exacerbada por fatores estruturais e emocionais, bem como o papel ativo dos professores em fomentar ambientes de diálogo, de respeito e de escuta. Salienta-se a relevância da formação continuada e da escuta atenta como meios para a transformação das práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Mateus Lopes de Andrade, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Graduando em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Bolsista de Iniciação Científica pela FUNCAP, BPI 04/2022.

Sinara Mota Neves de Almeida, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Rejane Campos do Amaral, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF-UNILAB-IFCE). Professor da Rede Pública Estadual do Ceará.

Referências

ABRAMOVAY, Miriam. Conversando sobre violência e convivência nas escolas. Rio de Janeiro: Edição FLACSO, 2012.

ABRAMOVAY, Miriam. Escola e violência. Brasília, DF: UNESCO, 2002.

ABRAMOVAY, Miriam. Programa de prevenção à violência nas escolas: violências nas escolas. [S. l.: s. n.], 2015. Disponível em: http://flacso.org.br/?publication=violencias-nas- escolas-programa-de-prevencao-a-violencia-nas-escolas. Acesso em: 2 maio 2024.

CERQUEIRA, Daniel; BUENO, Samira. (coord.). Atlas da violência 2023. Brasília, DF: Ipea; FBSP, 2023.

CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 432-443, 2002.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal: EDUFRN, 2012.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo do projeto. São Paulo: Paulus, 2010.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 38-61.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

REIS, Amada de Cássia Campos; MONTI, Ednardo Gonzaga Monteiro; FERRO, Maria do Amparo Borges (org.). Narrativas (auto)biográficas: educação, pesquisas e reflexões. Teresina: EDUFPI, 2019.

SCHILLING, Flávio. Direitos, violência, justiça: reflexões. 2012. Tese (Livre Docência) – Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

UNITED NATIONS OFFICE ON DRUGS AND CRIME. Global Study on Homicide. Vienna: UNODC, 2019.

Downloads

Publicado

2025-11-25

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.