Fortaleza's heavy metal fanzines in their aesthetic rupture:

a historical analysis of the object

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/ep.v11i.94174.2025

Keywords:

Culture. Aesthetics. Fanzine.

Abstract

O presente trabalho procura estudar, no contexto da subcultura juvenil e urbana do heavy metal, em Fortaleza, Ceará, aos meados dos anos 1980, as maneiras como a revista alternativa (ou fanzine informativo) True Metal’s Fan Club evidenciava a “ruptura estética” (SILVA, 2015, p.168) dos adeptos ao movimento da música pesada na cidade, este que, ao mesmo tempo que fazia parte de um gênero de documentação que formulava uma cultura ordinária e outsider a partir do seu conteúdo, o próprio era, ele mesmo, um objeto que propunha uma nova relação material com o cotidiano. Ademais, é na recusa do consumo das revistas formais da indústria cultural/musical, que os fanzines assumiam o papel material de afirmação dessa parcela de jovens não só na cidade analisada, mas no Brasil.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

, Federal University of Ceará

João de França Quixadá é graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da UFC (PPGH/UFC), membro do Grupo de Pesquisa História do Crível: Teoria, História e Ficção e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Published

2025-06-30

How to Cite

de França Quixadá, J. (2025). Fortaleza’s heavy metal fanzines in their aesthetic rupture:: a historical analysis of the object. Em Perspectiva, 11, 1–15. https://doi.org/10.36517/ep.v11i.94174.2025

Issue

Section

Original Article