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As mulheres em contos de Poe

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Abstract

Este artigo pretende, por meio de uma leitura do texto crítico “A filosofia da composição” de Edgar Allan Poe (1809-1849), analisar três contos deste autor, nos quais as personagens femininas são componentes fulcrais da história e da trama. Os contos analisados são “Berenice”, “Ligeia” e “Morella”. Almeja-se, também, considerar, à luz do texto teórico, o modo como Poe compôs essas obras. Além de, é claro, investigar a poética do autor e a maneira como as personagens femininas aparecerem inseridas nela. Nas palavras de Baudelaire (1999, p. 16): “E suas mulheres, todas luminosas e doentes, morrendo de doenças estranhas e falando com uma voz que parece uma música, são ele ainda; ou pelo menos [...] participam fortemente da natureza de seu criador.” Observa-se, assim, a maestria do autor americano ao construir suas narrativas breves. Edgar Allan Poe, por meio do pleno domínio de suas proposições teóricas, faz de seus contos um laboratório para a experimentação de novas técnicas e para a construção de efeitos de sentido. Ademais, frisa-se a reiteração dos recursos preferidos do autor, como a repetição, as epígrafes retomadas no interior da narrativa por meio de diálogos e digressões narrativas bem como a simbologia de nomes. O autor tece detalhadamente os contos estudados; ele enlaça as personagens num enredo cuidadosamente construído, fazendo com que esses seres de papel, poliédricos e especulares, possam ser lidos como facetas do próprio artífice atormentado.

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Biografia autore

, UNESP FCLAr

Sérgio Gabriel Muknicka ha conseguito il Master in Studi Letterari nel 2017 presso l’Università Statale Paulista (UNESP - Araraquara), dove attualmente sta terminando il dottorato. Dal 2018 lavora come professore nelle materie “Lingua francese”, “Teatro francese”, “Traduzione francese” e “Pratica orale in lingua francese” presso il Dipartimento di Lingue Moderne della Facoltà di Scienze e Lettere - UNESP, Campus d’Araraquara. Lavora con le lingue straniere moderne e la loro letteratura (italiana/francese/brasiliana/portoghese).

Come argomenti di ricerca, si può sottolineare: il romanzo italiano del novecento, il romanzo italiano del ottocento, il racconto italiano, il teatro italiano e francese, la traduzione letteraria ed il personaggio letterario-teatrale. Fa parte dei gruppi di studio: “Grupo de Estudos da Narrativa” (GEN, CNPq) e anche “A Literatura do Final do Século XIX: o Simbolismo, seus antecedentes e repercussões” (CNPq), basati ambedue su FCL-UNESP-Araraquara.

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Pubblicato

2020-07-27