Causalidade e contraste em sala de aula: uma proposta funcional-textual
DOI:
https://doi.org/10.36517/ep15.96366Palavras-chave:
elementos coesivos, causalidade e contraste, ensino de língua, linguística funcional, linguística textualResumo
O artigo focaliza a abordagem a elementos coesivos de causalidade e contraste em sala de aula na Educação Básica. Objetiva examinar o uso desses elementos em textos produzidos por concluintes do Ensino Fundamental e apresentar uma sequência didática para o estudo desse objeto de conhecimento nas aulas de Língua Portuguesa. Fundamenta-se, teórico-metodologicamente, na interface entre Linguística Funcional e Linguística Textual (Abreu, 2017) e na relação entre funcionalismo norte-americano e ensino de língua (Bispo, 2025). Trata-se de uma investigação quali-quantitativa, com viés descritivo e interpretativista. Foi constatado que os usos de elementos coesivos de causalidade e contraste em artigos de opinião produzidos por estudantes do Ensino Fundamental relacionam-se tanto a motivações icônicas, em termos do subprincípio de quantidade, quanto à expressividade, em termos discursivos. Do ponto de vista da marcação, esses usos estão associados à complexidade estrutural e cognitiva. Os achados demonstram, ainda, uma profícua aproximação entre essas perspectivas teóricas relativamente à análise de fatos linguísticos e, em particular, para o tratamento de fenômenos gramaticais no contexto escolar, conforme ilustra a intervenção pedagógica reportada.
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