ANÁLISE DA INTERDISCIPLINARIDADE NA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Authors

  • Jessica Santos da Silva
  • Gabrielle Sales Lustosa
  • Deyse Mara Romualdo Soares
  • Francisco Renato da Silva Soares
  • Robson Carlos Loureiro
  • Luciana de Lima

Abstract

O objetivo do trabalho é analisar a interdisciplinaridade em uma das atividades realizadas na aula de Tecnodocência ofertada em 2017.1. A interdisciplinaridade é um tema presente nos estudos curriculares e de ensino-aprendizagem. A sociedade atual está muito complexa e as disciplinas centralizadas e especializadas, ao separar e compactar as informações, não são suficientes para acompanhar a sociedade. O ensino não está fora dos avanços do conhecimento, por isso a importância da integração da interdisciplinaridade em seus processos. Para isso optou-se por uma pesquisa exploratória-descritiva através da análise de uma atividade que se encontra no YouTube, utilizando-se Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na aula de Tecnodocência. Escolheu-se como sujeito de pesquisa um grupo de alunos da disciplina de Tecnodocência de 2017.1, ofertada pela Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). A equipe escolhida para análise foi a que utilizou como tecnologia digital a exibição do filme “O físico”, por meio de notebook e projetor. Foi feito o levantamento bibliográfico para definir o referencial teórico e a análise do vídeo. Como resultado foi observado que o grupo utilizou a interdisciplinaridade para convergir os conceitos biológicos, históricos e musicais. A equipe analisada conseguiu alcançar o objetivo da atividade: fazer com que as informações de um, complementassem a dos outros de forma que os conteúdos apresentados tivessem significados nas vivências dos alunos, pois diariamente as informações são encontradas unidas e não separadas em blocos. O ensino ao utilizar a interdisciplinaridade facilita a compreensão dos elos entre as informações permitindo a recriação da informação pelos alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-08

How to Cite

Santos da Silva, J., Lustosa, G. S., Romualdo Soares, D. M., Soares, F. R. da S., Loureiro, R. C., & Luciana de Lima. (2017). ANÁLISE DA INTERDISCIPLINARIDADE NA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5576. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30600

Issue

Section

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência