ANÁLISE DA INTERDISCIPLINARIDADE NA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Resumen
O objetivo do trabalho é analisar a interdisciplinaridade em uma das atividades realizadas na aula de Tecnodocência ofertada em 2017.1. A interdisciplinaridade é um tema presente nos estudos curriculares e de ensino-aprendizagem. A sociedade atual está muito complexa e as disciplinas centralizadas e especializadas, ao separar e compactar as informações, não são suficientes para acompanhar a sociedade. O ensino não está fora dos avanços do conhecimento, por isso a importância da integração da interdisciplinaridade em seus processos. Para isso optou-se por uma pesquisa exploratória-descritiva através da análise de uma atividade que se encontra no YouTube, utilizando-se Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na aula de Tecnodocência. Escolheu-se como sujeito de pesquisa um grupo de alunos da disciplina de Tecnodocência de 2017.1, ofertada pela Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). A equipe escolhida para análise foi a que utilizou como tecnologia digital a exibição do filme “O físico”, por meio de notebook e projetor. Foi feito o levantamento bibliográfico para definir o referencial teórico e a análise do vídeo. Como resultado foi observado que o grupo utilizou a interdisciplinaridade para convergir os conceitos biológicos, históricos e musicais. A equipe analisada conseguiu alcançar o objetivo da atividade: fazer com que as informações de um, complementassem a dos outros de forma que os conteúdos apresentados tivessem significados nas vivências dos alunos, pois diariamente as informações são encontradas unidas e não separadas em blocos. O ensino ao utilizar a interdisciplinaridade facilita a compreensão dos elos entre as informações permitindo a recriação da informação pelos alunos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Santos da Silva, J., Lustosa, G. S., Romualdo Soares, D. M., Soares, F. R. da S., Loureiro, R. C., & Luciana de Lima. (2017). ANÁLISE DA INTERDISCIPLINARIDADE NA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5576. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30600
Número
Sección
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.