UTILIZAÇÃO DO EXPERIMENTO PÊNDULO FANTASMA NAS AULAS DE ELETRICIDADE
Resumo
Esse trabalho é um experimento pedagógico e tem como objetivo apresentar o experimento “Pêndulo Fantasma” que pode ser utilizado em aulas de eletricidade, ou em avaliações. Esse trabalho foi motivado pela necessidade de ter novos experimentos que envolvessem assuntos abordados em sala e que chamassem a atenção dos alunos durante as aulas de eletricidade para facilitar o aprendizado dos mesmos. O experimento envolve conteúdos básicos de eletricidade como eletrização por contato, atração e repulsão de cargas, lei de Coulomb e outros mais avançados como corrente elétrica e capacitores. Além disso, o pêndulo pode ser feito com materiais de baixo custo. O professor pode utilizar o experimento no início da aula para chamar a atenção dos alunos, perguntando sobre o seu funcionamento, e a partir disso iniciar as explicações de todos os processos envolvidos, ou demonstrar com o experimento um assunto específico que esteja sendo dado naquele momento em sala, o que facilitará o entendimento dos alunos. Além disso, também pode ser utilizado como uma questão de avaliação, na qual pode ser pedido para os alunos indicarem os conceitos envolvidos ou até mesmo explicar o funcionamento de alguma parte do experimento. O esperado é que o experimento “Pêndulo Fantasma” facilite o processo de aprendizagem dos alunos, aumentando o interesse dos mesmos durante as aulas de eletricidade e que também possa ser utilizado para uma ilustração real de uma questão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Macedo de Mesquita, L., Leandro dos Santos, R., Barbosa, A. da S., Alves Hartje, R. G., & Salgado Vidal Silva, C. M. (2017). UTILIZAÇÃO DO EXPERIMENTO PÊNDULO FANTASMA NAS AULAS DE ELETRICIDADE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5753. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30777
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.