- A CARTILHA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR AS QUESTÕES ÉTNICO – RACIAIS NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Francisca Maria Bezerra da Silva
  • Ana Paula Rodrigues
  • Viviana Cavalcante Pinheiro de Lima
  • Janiê Lidia Maia Cunha Santos
  • Thiago Ribeiro Lima
  • Monalisa Soares Lopes

Resumen

A procura por novas estratégias de ensino que visam estimular os alunos a aprender novos conhecimentos, e com isso compreender como esses conhecimentos devem fazer parte do cotidiano, deve ser uma preocupação permanente dos professores. Para alcançar esses objetivos na Sociologia, a construção do conhecimento é realizada por meio da integração de temas, teorias e conceitos, como sugerem as Orientações Curriculares Nacionais (OCNS) para o Ensino Médio. Assim, parte do conhecimento adquirido pelos alunos tem como ponto de partida sua realidade, seu cotidiano, seu espaço social, como forma de fazer com que esse aluno perceba que a partir desses recortes do seu meio social, podem ser trabalhadas e refletidas as teorias clássicas e contemporâneas consagradas no pensamento sociológico, sempre em uma dimensão contextual, na qual os saberes e as práticas de docentes e discentes sejam privilegiadas. Destaca-se nessa concepção o uso de cartilhas como uma das ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, a fim de estimular a participação do aluno com os diferentes temas abordados especialmente, quando se trata das questões étnico-raciais. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 30 professores do Ensino Médio do Colégio Estadual Regina Pacis (via Google Meet) a fim de coletar informações de como cada área usaria este recurso para discutir as questões raciais em suas aulas. Vale ressaltar que a pesquisa se deu neste formato devido a pandemia de COVID-19. Com esses objetivos, propõe-se a cartilha como um recurso pedagógico o qual os professores podem lançar mão, adequando-a de forma simplificada aos seus planejamentos nas aulas de Sociologia. Além de promover uma informação compreensível, esse subsídio didático se torna plausível porque responde a problemas locais, vivenciados por todos que estão inseridos na comunidade, ao mesmo tempo em que promove a disseminação do conhecimento étnico e racial.

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Maria Bezerra da Silva, F., Paula Rodrigues, A., Cavalcante Pinheiro de Lima, V., Lidia Maia Cunha Santos, J., Ribeiro Lima, T., & Soares Lopes, M. (2021). - A CARTILHA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR AS QUESTÕES ÉTNICO – RACIAIS NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1873. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/74996

Número

Sección

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação