- A CARTILHA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR AS QUESTÕES ÉTNICO – RACIAIS NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
A procura por novas estratégias de ensino que visam estimular os alunos a aprender novos conhecimentos, e com isso compreender como esses conhecimentos devem fazer parte do cotidiano, deve ser uma preocupação permanente dos professores. Para alcançar esses objetivos na Sociologia, a construção do conhecimento é realizada por meio da integração de temas, teorias e conceitos, como sugerem as Orientações Curriculares Nacionais (OCNS) para o Ensino Médio. Assim, parte do conhecimento adquirido pelos alunos tem como ponto de partida sua realidade, seu cotidiano, seu espaço social, como forma de fazer com que esse aluno perceba que a partir desses recortes do seu meio social, podem ser trabalhadas e refletidas as teorias clássicas e contemporâneas consagradas no pensamento sociológico, sempre em uma dimensão contextual, na qual os saberes e as práticas de docentes e discentes sejam privilegiadas. Destaca-se nessa concepção o uso de cartilhas como uma das ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, a fim de estimular a participação do aluno com os diferentes temas abordados especialmente, quando se trata das questões étnico-raciais. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 30 professores do Ensino Médio do Colégio Estadual Regina Pacis (via Google Meet) a fim de coletar informações de como cada área usaria este recurso para discutir as questões raciais em suas aulas. Vale ressaltar que a pesquisa se deu neste formato devido a pandemia de COVID-19. Com esses objetivos, propõe-se a cartilha como um recurso pedagógico o qual os professores podem lançar mão, adequando-a de forma simplificada aos seus planejamentos nas aulas de Sociologia. Além de promover uma informação compreensível, esse subsídio didático se torna plausível porque responde a problemas locais, vivenciados por todos que estão inseridos na comunidade, ao mesmo tempo em que promove a disseminação do conhecimento étnico e racial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Maria Bezerra da Silva, F., Paula Rodrigues, A., Cavalcante Pinheiro de Lima, V., Lidia Maia Cunha Santos, J., Ribeiro Lima, T., & Soares Lopes, M. (2021). - A CARTILHA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR AS QUESTÕES ÉTNICO – RACIAIS NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1873. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/74996
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.