A POSSÍVEL PERDA DE QUALIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: COMO OS ESTUDANTES ESTÃO LIDANDO COM ESSE CENÁRIO?

Autores/as

  • Suzany Karem Albuquerque Vieira
  • Ana Jéssica Lima Martins - Jesslima@aluufcbr
  • Yvina Beatriz e Silva Araújo - Yvinabeatriz@yahoocom
  • Messias Holanda Dieb

Resumen

O presente trabalho tem como finalidade apresentar reflexões sobre a possível perda de qualidade na formação acadêmica com a implementação despreparada do Ensino Remoto Emergencial (ERE), que trouxe limites e dificuldades para o processo de ensino-aprendizagem, no contexto da pandemia de COVID-19, e a partir disso discorre sobre as ações que estão sendo realizadas pelos estudantes do ensino superior para lidar com as transformações e com as consequências do ensino não presencial. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, para a construção dos dados foram realizadas três entrevistas remotas semiestruturadas com três estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Após serem analisados os dados, podemos apontar como principais resultados um conjunto de ações principais para auxiliar os estudantes a lidarem com o ensino atual, sendo elas: Adaptar-se com os recursos tecnológicos; dar devida importância aos estudos assíncronos; manter-se em contato com os colegas e professores; usar o medo de perder a vaga como incentivador; ser mais gentil consigo e organizar-se com mais detalhamento e atenção. Desse modo, é possível concluirmos que apesar das dificuldades e limites impostos pelo ensino remoto ao processo de ensino-aprendizagem, existem práticas que podem auxiliar na formação acadêmica com o intuito de haver menos perdas possíveis na obtenção de conhecimento durante a pandemia de COVID-19. Palavras-chave: Formação acadêmica, COVID-19, Ensino, Ações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Karem Albuquerque Vieira, S., Jéssica Lima Martins - Jesslima@aluufcbr, A., Beatriz e Silva Araújo - Yvinabeatriz@yahoocom, Y., & Holanda Dieb, M. (2021). A POSSÍVEL PERDA DE QUALIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: COMO OS ESTUDANTES ESTÃO LIDANDO COM ESSE CENÁRIO?. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1926. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75049

Número

Sección

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação