A POSSÍVEL PERDA DE QUALIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: COMO OS ESTUDANTES ESTÃO LIDANDO COM ESSE CENÁRIO?
Abstract
O presente trabalho tem como finalidade apresentar reflexões sobre a possível perda de qualidade na formação acadêmica com a implementação despreparada do Ensino Remoto Emergencial (ERE), que trouxe limites e dificuldades para o processo de ensino-aprendizagem, no contexto da pandemia de COVID-19, e a partir disso discorre sobre as ações que estão sendo realizadas pelos estudantes do ensino superior para lidar com as transformações e com as consequências do ensino não presencial. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, para a construção dos dados foram realizadas três entrevistas remotas semiestruturadas com três estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Após serem analisados os dados, podemos apontar como principais resultados um conjunto de ações principais para auxiliar os estudantes a lidarem com o ensino atual, sendo elas: Adaptar-se com os recursos tecnológicos; dar devida importância aos estudos assíncronos; manter-se em contato com os colegas e professores; usar o medo de perder a vaga como incentivador; ser mais gentil consigo e organizar-se com mais detalhamento e atenção. Desse modo, é possível concluirmos que apesar das dificuldades e limites impostos pelo ensino remoto ao processo de ensino-aprendizagem, existem práticas que podem auxiliar na formação acadêmica com o intuito de haver menos perdas possíveis na obtenção de conhecimento durante a pandemia de COVID-19. Palavras-chave: Formação acadêmica, COVID-19, Ensino, Ações.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Karem Albuquerque Vieira, S., Jéssica Lima Martins - Jesslima@aluufcbr, A., Beatriz e Silva Araújo - Yvinabeatriz@yahoocom, Y., & Holanda Dieb, M. (2021). A POSSÍVEL PERDA DE QUALIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: COMO OS ESTUDANTES ESTÃO LIDANDO COM ESSE CENÁRIO?. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1926. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75049
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.