CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS COM A ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE ACERCA DA SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBIC-EM EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO.

Autores/as

  • Antonio Marlon Coutinho Barros
  • Igor de Lima Teixeira
  • João Miguel Lima Themótheo
  • Mayara Ruth Nishiyama Soares
  • Jade Cristine Soares Maciel
  • Luciana Lobo Miranda

Resumen

O presente trabalho busca realizar discussões acerca dos processos de pensar a educação e suas relações com os espaços físicos e virtuais durante o período de pandemia pela Covid-19. Partimos das experiências de um processo seletivo de bolsas do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica de Ensino Médio (PIBIC-EM) para a pesquisa guarda-chuva “Escola, Promoção de Saúde e Modos de Subjetivação em Tempos de Pandemia” no território de uma escola pública estadual de ensino médio em Fortaleza. Inicialmente, analisamos os esforços da gestão escolar na luta por garantir espaços de aprendizado aos estudantes durante o período de março de 2020 até o presente momento, já que as escolas ainda encontram-se fechadas devido a COVID-19. Dessa forma, buscaremos aqui discutir brevemente sobre o primeiro contato realizado com a escola durante a pandemia, as relações que se constituíram entre universidade e escola, bem como colocar em pauta questões relacionadas ao processo seletivo de escolhas de bolsistas. Os métodos utilizados na pesquisa baseiam-se principalmente na Pesquisa-Intervenção (PI), na Cartografia e na Critical Participatory Action Research (CPAR). As bolsas PIBIC-EM são uma parceria da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG-UFC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As análises feitas aconteceram através de diários de campo do encontro com a gestão, bem como de formulários e entrevistas realizadas com o s estudantes que participaram da seleção de bolsistas. Como resultados vemos a emergência da necessidade de pensarmos em políticas públicas de incentivo e continuidade do ano letivo, a importância da busca ativa e formação de vínculos entre a gestão e a comunidade escolar, a necessidade de discussões acerca do papel do professor (mesmo que de modo virtual) e também de pensar como a pandemia desencadeou um aumento nas desigualdades sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Marlon Coutinho Barros, A., Teixeira, I. de L., Miguel Lima Themótheo, J., Ruth Nishiyama Soares, M., Cristine Soares Maciel, J., & Lobo Miranda, L. (2021). CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS COM A ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE ACERCA DA SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBIC-EM EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2067. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75190

Número

Sección

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação