CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS COM A ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE ACERCA DA SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBIC-EM EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO.
Resumo
O presente trabalho busca realizar discussões acerca dos processos de pensar a educação e suas relações com os espaços físicos e virtuais durante o período de pandemia pela Covid-19. Partimos das experiências de um processo seletivo de bolsas do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica de Ensino Médio (PIBIC-EM) para a pesquisa guarda-chuva “Escola, Promoção de Saúde e Modos de Subjetivação em Tempos de Pandemia” no território de uma escola pública estadual de ensino médio em Fortaleza. Inicialmente, analisamos os esforços da gestão escolar na luta por garantir espaços de aprendizado aos estudantes durante o período de março de 2020 até o presente momento, já que as escolas ainda encontram-se fechadas devido a COVID-19. Dessa forma, buscaremos aqui discutir brevemente sobre o primeiro contato realizado com a escola durante a pandemia, as relações que se constituíram entre universidade e escola, bem como colocar em pauta questões relacionadas ao processo seletivo de escolhas de bolsistas. Os métodos utilizados na pesquisa baseiam-se principalmente na Pesquisa-Intervenção (PI), na Cartografia e na Critical Participatory Action Research (CPAR). As bolsas PIBIC-EM são uma parceria da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG-UFC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As análises feitas aconteceram através de diários de campo do encontro com a gestão, bem como de formulários e entrevistas realizadas com o s estudantes que participaram da seleção de bolsistas. Como resultados vemos a emergência da necessidade de pensarmos em políticas públicas de incentivo e continuidade do ano letivo, a importância da busca ativa e formação de vínculos entre a gestão e a comunidade escolar, a necessidade de discussões acerca do papel do professor (mesmo que de modo virtual) e também de pensar como a pandemia desencadeou um aumento nas desigualdades sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Marlon Coutinho Barros, A., Teixeira, I. de L., Miguel Lima Themótheo, J., Ruth Nishiyama Soares, M., Cristine Soares Maciel, J., & Lobo Miranda, L. (2021). CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS COM A ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE ACERCA DA SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBIC-EM EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2067. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75190
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.