ESTUDOS SOBRE O MAL INVISÍVEL EM IT – A NOVEL.
Resumo
Este trabalho de dissertação tem como objetivo o estudo do romance It – A Novel, do escritor americano Stephen King, do ponto de vista de como o antagonista do livro, A Coisa, afeta a própria cidade em que age, assim como a maneira com que se alimenta de seus moradores. Para isso, a investigação volta-se para estudos sobre modernidade e pós-modernidade de David Harvey e Fredric Jameson, assim como estudos sobre o fenômeno da desidentificação em Jacques Rancière e Alain Finkielkraut. Como a ação do antagonista varia em formas diferentes de realizar o mal, será de extrema importância teorizar suas ferramentas e métodos com autores que teorizam a invisibilidade do mal, como Juliana Ciambra Rahe Bertin, pois os estudos, até agora, apontam A Coisa como um inimigo que retira a identidade de suas vítimas, sem que elas tenham conhecimento, retirando de cena a própria personalidade da cidade. O trabalho também procura compreender tais vertentes do mal no romance como metáforas para situações, crises e momentos e históricos, e, portanto, as investigações procuram entender se A Coisa é uma alegoria influenciada pela pulverização de sentido do final do séc. XX, indicada em estudos sobre literatura pós-modernista, que apontam a busca por identidade como um dos grandes temas emergentes da época, problema esse encontrado em cada um dos protagonistas do objeto de estudo. It - A Novel seria de alguma maneira a atualização de um mal categorizado já no começo do séc. XX, com o escritor, também norte-americano, H.P Lovecraft.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Miron de Melo, M., & Brunello, Y. (2021). ESTUDOS SOBRE O MAL INVISÍVEL EM IT – A NOVEL. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2134. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75257
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.