O CONCEITO DE TRAUMA PARA A PSICANÁLISE E SUA CONTRIBUIÇÃO NAS PESQUISAS NO CAMPO SOCIOPOLÍTICO
Resumo
O conceito de trauma para a psicanálise tem sua origem logo no início do percurso teórico de Freud. No entanto, é um conceito que foi sendo moldado também com o próprio avanço da teoria psicanalítica e hoje tem sido bastante utilizado para se pensar diversos fenômenos clínicos. Acredita-se na impossibilidade de desarticular indivíduo e sociedade, principalmente no contexto político e sanitário que o Brasil está. Neste mesmo contexto, se insere uma pesquisa de doutorado que tem o conceito de trauma como um dos seus principais operadores teóricos para compreender a experiência da fome em mulheres em contexto de precariedade. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é mostrar a importância de se pensar esse conceito também como articulador teórico de questões de ordem social e política que estão para além dos espaços dos consultórios. O referido trabalho, por meio de uma revisão de literatura, coloca em diálogo o conceito de trauma em Freud e Ferenczi, assim como contribuições de psicanalistas contemporâneos. No texto A cisão do Eu no processo de defesa, Freud (1938) apresenta a ideia da cisão do Eu como um mecanismo advindo de um trauma psíquico, onde ao mesmo tempo o Eu reconhece o perigo de determinada exigência pulsional, mas também recusa a realidade – Verleugnung. Em Ferenczi (1931), a dimensão do trauma e da Verleugnung ganham outra perspectiva a partir da relevância que a realidade do trauma adquire. A potencialidade do trauma, a partir da perspectiva ferencziana, está na impossibilidade de o indivíduo ter sua verdade reconhecida sobre a violência sofrida. Diante disso, pode-se pensar em vários contextos sociais em que parte da população tem seu sofrimento invisibilizado. Conclui-se que o conceito de trauma, para a psicanálise, também pode contribuir com as pesquisas no campo sociopolítico que se articulam com o viés clínico. Destaca-se o agradecimento à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela concessão da bolsa de estudos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Gabriele Carvalho de Lima, A., & Patricia Holanda Martins, K. (2021). O CONCEITO DE TRAUMA PARA A PSICANÁLISE E SUA CONTRIBUIÇÃO NAS PESQUISAS NO CAMPO SOCIOPOLÍTICO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2239. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75362
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.