ONDE ESTÃO OS DIREITOS HUMANOS? NARRATIVAS VISUAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Esta pesquisa tem por base minha vivência como professora de Sociologia da educação básica e propõe investigar as possibilidades didático-pedagógicas de como o ensino de Sociologia pode promover a Educação em Direitos Humanos (EDH). Tenho como objetivo realizar e analisar uma Intervenção Pedagógica, nas aulas de Sociologia do ensino médio, que tem como tema os Direitos Humanos (DH) e utiliza a produção de fotografias, feitas pelos estudantes, para a construção de narrativas visuais do cotidiano desses jovens sobre o conjunto de direitos. Para o desenvolvimento e alcance dos objetivos, proponho a elaboração de uma proposta de intervenção didático-pedagógica que se caracteriza como metodologia para a pesquisa. Assim, pode-se dizer que os escritos aqui apresentados se baseiam no que David Tripp (2005) chama de pesquisa-ação, metodologia que se desenvolve pelos seguintes momentos: identificação do problema, planejamento de uma solução, implementação, monitoramento e avaliação de sua eficácia. Como resultado prévio, foi elaborado e aplicado um plano de aula para realizar a sequência didática sobre os DH em agosto de 2021. A atividade sucedeu-se de forma remota e teve como interlocutores alunos do 3º ano do ensino médio. Durante a realização das aulas foi perceptível que os estudantes já ouviram sobre DH, mas não têm certeza do que são ou como funcionam. Outra característica interessante é a percepção dos direitos a partir de sua ausência. Esta atividade sobre DH encontra-se em andamento, os estudantes apresentarão suas fotografias e narrativas visuais buscando relacionar os Direitos Humanos ao seu cotidiano, assim será possível conhecer suas percepções antes e após a sequência didática, além de analisar a importância do pensamento sociológico para o desenvolvimento e reflexão dos DH dentro e fora da escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Beatriz Carneiro Forte, A., & Willams Ribeiro Lopes, F. (2021). ONDE ESTÃO OS DIREITOS HUMANOS? NARRATIVAS VISUAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS NO ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2278. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75401
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.