ELABORAÇÃO DE FOLDER EDUCATIVO SOBRE INCONTINÊNCIA URINÁRIA
Abstract
Introdução: Incontinência Urinária (IU) é definida como a perda involuntária de urina, tendo-se as principais classificações em IU de esforço, urgência e mista. Nesse contexto, o Enfermeiro possui uma importante atribuição no cuidado em pacientes IU, pois ele trabalha de forma integral - na prevenção, no tratamento e na reabilitação - propiciando um ambiente de autonomia e protagonismo do paciente, tornando-o o principal sujeito na manutenção de sua condição. Para isso, o enfermeiro deve dotar-se de estratégias que facilitem o aprendizado, e nessa conjuntura, o uso de tecnologias educativas para atividades de educação em saúde tem se mostrado uma experiência exitosa. Objetivos: Descrever a elaboração de um folder educativo sobre a Incontinência Urinária. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a construção de uma tecnologia leve-dura com o título “Perder urina é comum, mas não é normal”. Essa tecnologia foi elaborada pela Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (LAEE-UFC) no período de Março à Junho de 2021. Para construção das imagens, uma profissional de design gráfico foi contratada, já para a formatação, o programa de design gráfico “Canva” foi utilizado. Resultados: A construção foi realizada em 2 etapas. Na primeira etapa realizou uma revisão bibliográfica para definir os principais tipos de IU, os sintomas, os fatores de riscos, os tratamentos e as formas de prevenção. Na segunda etapa, o folder foi criado, nele contendo orientações sobre os principais pontos da IU. Já sobre as imagens, ao todo foram elaboradas 13. Conclusão do trabalho: Conclui-se que a tecnologia se apresenta como uma ferramenta efetiva para atividades de educação em saúde feitas por profissionais da saúde em pacientes com incontinência urinária.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
How to Cite
Alves Chagas Menezes, T., Figueirêdo Coelho, M. de M., Alves de Oliveira, B., Horta Castro, T., Louanny Lima de Oliveira, K., & Mamede Vasconcelos Cavalcante, V. (2022). ELABORAÇÃO DE FOLDER EDUCATIVO SOBRE INCONTINÊNCIA URINÁRIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(4), 737. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/85483
Issue
Section
IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.