CONTRIBUIÇÕES DE PROJETO DE CESSAÇÃO TABÁGICA PARA INICIAÇÃO ACADÊMICA EM PSICOLOGIA
Resumo
Introdução: Estudos demonstraram que estudantes de graduação da área de saúde têm lacunas de aprendizado sobre tabagismo, sobretudo em relação ao tratamento e aconselhamento para parar de fumar. O projeto de extensão em cessação tabágica do Hospital Universitário Walter Cantídio-HUWC conjuga assistência e aprendizado em serviço no contexto interdisciplinar. Integrar bolsista de iniciação acadêmica (BIA) converge com o objetivo do projeto de multiplicar conhecimentos e habilidades de apoio à cessação para estudantes e profissionais. Objetivo: Relatar as contribuições acadêmicas e profissionais sob a perspectiva de bolsista de iniciação acadêmica do curso de Psicologia. Metodologia: as atividades do projeto abrangeram triagens, consultas médicas e terapia de grupo fundamentada na terapia cognitivo-comportamental (TCC). Pesquisa de validação de instrumento de avaliação da motivação para cessação tabágica também está em curso na unidade. A acadêmica de psicologia se inseriu nas realização de triagens, na terapia de grupo como coterapeuta e aplicação de escalas da pesquisa. Mediante reflexão do período de bolsa, elencaram-se principais contribuições formativas e integração ao curso universitário. Resultados: Pôr em prática a perspectiva da TCC na terapia de grupo proporcionou uma integração subjetiva e de identificação com o curso de Psicologia. Houve desenvolvimento de habilidades para um melhor manejo e acolhimento do paciente em ambiente hospitalar. O projeto também proporcionou orientações na elaboração e execução de pesquisa acadêmica no que tange à validação de instrumentos. Conclusão: O período de bolsa possibilitou à acadêmica de psicologia aplicar conhecimentos adquiridos na graduação, ao mesmo tempo em que aprendeu acerca da dependência tabágica, abordagem do fumante e validação de escalas. As atividades da BIA integradas à extensão fortaleceram a formação prática e autonomia discente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Melo Moura, G., & Rodrigues Nunes Neto, P. (2022). CONTRIBUIÇÕES DE PROJETO DE CESSAÇÃO TABÁGICA PARA INICIAÇÃO ACADÊMICA EM PSICOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 945. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/85699
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.