PROJETO BRINQUEDO PEDAGÓGICO: FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO
Resumen
O Brinquedo Terapêutico (BT) é um projeto de extensão que busca, através do uso de jogos e brincadeiras tradicionais, estimular crianças, adolescentes internados, seja em hospitais ou casas de apoio, que muitas vezes passam longos períodos inertes, sem os estímulos necessários para o bom desenvolvimento. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de jogos que possam ser utilizados nesse contexto, bem como sua aplicação com os pacientes internados. Os jogos buscam tirá-las do ciclo de tensão e ócio hospitalar e levá-las ao desenvolvimento do interesse pela anatomia. Para isso, foram pesquisados os mais populares jogos da atualidade e aqueles mais citados em processos de brinquedoterapia, dentro de comunidades virtuais voltadas para a discussão e debate destes tópicos, seguido então do início do processo de desenvolvimento do jogo, com as etapas fundamentais de design, prototipagem, testagem e implementação. Com isso, foram elaborados seis protótipos de jogos personalizados que fitam o entretenimento e resgate do ócio além do ensino da anatomia. Entre os jogos supracitados o principal a ser aplicado é a 'memoria anatômica', um jogo da memória adaptado com as partes do corpo humano que está em fase de testagem, a fim de corrigir as potencias falhas de design. Conclui-se, então, que a brinquedoterapia é um importante instrumento para o tratamento infantil, atuando na melhora do humor e receptibilidade do paciente ao tratamento.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Siqueira Evangelista, J., Miranda Magalhães Pinto, G., Maciel Lara Clarindo, H., Clara Duarte de Figueirêdo, M., Erik de Maria, A., & Santos Cerqueira, G. (2022). PROJETO BRINQUEDO PEDAGÓGICO: FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 1110. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/85867
Número
Sección
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.