A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS DA LEI SINAES: UMA VISÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA UFC.
Abstract
O objetivo deste trabalho é descobrir e analisar a percepção dos estudantes do curso de Gestão de Políticas Públicas da UFC, sobre a importância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em que estão inseridos o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), Auto-avalição Institucional e visita in loco (Regulação). Trata-se de uma pesquisa de campo e aplicada, cujos sujeitos pertencem a todos os semestres do citado curso de graduação. Para tanto foi elaborado e aplicado um questionário com 10 perguntas versando sobre a referida lei e seus componentes, com vistas a compreender como percebem tais ferramentais e se conhecem seu objetivo principal, que é o de promover a melhoria da qualidade do ensino superior. Os dados foram tabulados em aplicativo Excel e organizados em gráficos para facilitar a apresentação. A pergunta aberta teve seu destaque em categorias definidas a priori e outras que surgiram durante as análises. Os resultados colhidos serão posteriormente apresentados ao coordenador do curso, aos alunos, docentes e à Copav/PROGRAD em pequenos fóruns, em que se possa discutir os processos avaliativos nos cursos de graduação e, especialmente, no referido curso, planejando futuras ações de melhoria, se for o caso, além de propiciar aos estudantes e docentes o acesso a esses conhecimentos. É necessário que os estudantes colaborem com a edificação de uma cultura avaliativa no interior da instituição. Os dados estão sendo tabulados e categorizados em ingressantes e concluintes e encontram-se em fase de conclusão.Downloads
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Published
2017-11-08
How to Cite
Bezerra Ribeiro, J. V., & Sousa Rodrigues, M. do S. D. (2017). A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS DA LEI SINAES: UMA VISÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4322. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29346
Issue
Section
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
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