AUTOCUIDADO, RELAÇÕES INTERPESSOAIS E SENTIMENTO DE PERTENÇA AO CURSO DE PSICOLOGIA

Authors

  • Kildare Lima Braga do Nascimento
  • Marcos Antônio Sousa Rodrigues
  • Francisca Aline Pereira Pontes
  • Cinthia Mendonça Cavalcante
  • Susana Kramer de Mesquita Oliveira

Abstract

O Laboratório de Relações Interpessoais (L'ABRI) tem como eixo temático "Vínculo e Saúde Mental", permeando o conteúdo e o funcionamento do mesmo. A atividade de Autocuidado objetiva fortalecimento de vínculos e desenvolvimento do senso de pertença ao curso dos estudantes de Psicologia - UFC, visando a redução de evasão no curso e a promoção de recursos pessoais básicos para lidar com saúde mental. As ações têm sido desenvolvidas desde 2015, buscando o constante aperfeiçoamento e ampliação da proposta. A atual versão do projeto nasceu através de pesquisa realizada com os referidos estudantes, intitulada "Sobrevivência e Suporte Emocional na Formação dos Profissionais de Saúde Mental" e de um seminário com o mesmo nome. A partir daí, os objetivos foram ampliados para: 1) Desenvolver relações mais saudáveis entre alunos, docentes e técnicos da UFC, gerando bem-estar entre as pessoas; 2) Dar condições para a vivência criativa e espontânea referente a questões relacionadas ao vínculo e ao pertencimento à universidade; 3) Criar um ambiente de convivência que promova maior qualidade de vida neste contexto; 4) Diminuir a evasão acadêmica. Em 2017.1, formou-se um grupo de acompanhamento sistemático a estudantes dos três primeiros semestres do Curso, com continuidade no atual semestre. Para 2017.2, há a proposta de formação de um novo grupo a ser constituído pelos estudantes do atual primeiro semestre. Além disso, por convite da Diretoria do Centro de Tecnologia, está em desenvolvimento um ou dois grupos com estudantes do primeiro semestre dos cursos deste Centro. O trabalho tem sido desenvolvido a partir da metodologia psicodramática, em que são assumidos os papéis de diretor, ego auxiliar e acolhedor do grupo. O presente trabalho pretende avaliar o processo de construção do projeto, enfatizando a demanda em crescimento e o movimento constante de expansão do projeto. Atualmente, há um bolsista remunerado, o que limita as atividades do projeto, que está em franca ampliação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-08

How to Cite

Braga do Nascimento, K. L., Sousa Rodrigues, M. A., Pereira Pontes, F. A., Cavalcante, C. M., & Oliveira, S. K. de M. (2017). AUTOCUIDADO, RELAÇÕES INTERPESSOAIS E SENTIMENTO DE PERTENÇA AO CURSO DE PSICOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4354. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29378

Issue

Section

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação