INTRODUÇÃO DE SOFTWARES DE ENGENHARIA PROFISSIONAIS AOS ALUNOS RECÉM INGRESSOS E QUESTIONÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS.
Abstract
O objetivo do trabalho é expor aos alunos ingressantes conteúdos não abordados no começo do curso, mostrando conceitos mais técnicos para que estes não percam interesse no curso, evitando evasões por conta do não atendimento às suas expectativas. O trabalho foi desenvolvido através de dois cursos, oferecidos gratuitamente, um no primeiro semestre em que foi ensinado o software SolidWorks, software de desenho 3D, e outro no segundo semestre em que foi ensinado ANSYS, software de simulação que faz análise tanto de elementos finitos quanto de volumes finitos, ambos muito usados em projetos de extensão do curso e muito requisitados por algumas empresas de engenharia. As datas e horários foram escolhidas em conjunto com os alunos para que fosse possível atingir o maior número possível de participantes e, durante as aulas, foi contada presença com o intuito de acompanhar sua motivação e seu empenho. Após o termino do primeiro curso uma pesquisa de satisfação foi aplicada e, ao ser analisada, reparou-se um baixo envolvimento e engajamento por parte dos alunos devido à necessidade de levarem seus notebooks. Para tentar contornar tal problema foi organizada uma segunda turma e as aulas foram ministradas em um laboratório de informática da universidade. Após os cursos, alguns alunos foram aprovados em alguns projetos de extensão importantes no curso como o projeto BAJA e no Laboratório de Protótipos Educacionais e Mecatrônica, segundo feedback de alguns participantes.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Gibson Nascimento Costa, E. K., Rodrigues, H., & Wehmann, C. F. (2017). INTRODUÇÃO DE SOFTWARES DE ENGENHARIA PROFISSIONAIS AOS ALUNOS RECÉM INGRESSOS E QUESTIONÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4403. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29427
Issue
Section
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.