O USO DO JOGO DIDÁTICO “BIOPISTAS” COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DA ESTRUTURA E METABOLISMO CELULAR

Authors

  • Gyrliane Santos de Sales
  • Raíssa Caroline Dias Ferreira
  • Maria Izabel Gallão
  • Denise Cavalcante Hissa

Abstract

O uso de estratégias que ajudam a fixar o conteúdo abordado em sala de aula vem se tornando comum para fugir do ensino tradicional. Um dos recursos utilizados são os jogos didáticos, que expõem o conteúdo teórico de uma forma lúdica para auxiliar a compreensão dos alunos. No ensino da biologia celular, o uso dessa ferramenta se torna de grande importância para o aprendizado, já que a disciplina aborda componentes e reações que muitas vezes são difíceis de serem compreendidos, além de se tratar de estruturas microscópicas. Um exemplo é o estudo do metabolismo celular, que envolve muitas estruturas e reações bioquímicas complexas que não são atrativas ao aluno. Mecanismos como o da respiração celular e da fotossíntese são uns dos mais complicados de se compreender, necessitando de estratégias para ajudar no entendimento dos alunos. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar um jogo didático que auxilie os professores na abordagem dos conteúdos referentes à fotossíntese e respiração celular na disciplina de Biologia Celular. O jogo aborda as organelas, componentes e reações envolvidos nesses dois processos, além de abordar também algumas vias metabólicas, como o Ciclo de Krebs, cadeia transportadora de elétrons, Ciclo de Calvin e fotossistemas. O conteúdo das cartas do jogo foi feito com base em livros e sites. A execução do jogo se dá por meio de associação de pistas, em forma de frases, que ajudam a descobrir a qual palavra-chave as pistas estão se referindo. Além disso, o jogo também reforça as equações químicas da fotossíntese e respiração celular, solicitando que os jogadores as elaborem corretamente. Desse modo, o jogo facilitará a fixação e o entendimento do conteúdo abordado nas aulas teóricas, além de gerar uma integração entre os alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-08

How to Cite

Santos de Sales, G., Dias Ferreira, R. C., Gallão, M. I., & Hissa, D. C. (2017). O USO DO JOGO DIDÁTICO “BIOPISTAS” COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DA ESTRUTURA E METABOLISMO CELULAR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4435. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29459

Issue

Section

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação