O USO DO JOGO DIDÁTICO “BIOPISTAS” COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DA ESTRUTURA E METABOLISMO CELULAR
Abstract
O uso de estratégias que ajudam a fixar o conteúdo abordado em sala de aula vem se tornando comum para fugir do ensino tradicional. Um dos recursos utilizados são os jogos didáticos, que expõem o conteúdo teórico de uma forma lúdica para auxiliar a compreensão dos alunos. No ensino da biologia celular, o uso dessa ferramenta se torna de grande importância para o aprendizado, já que a disciplina aborda componentes e reações que muitas vezes são difíceis de serem compreendidos, além de se tratar de estruturas microscópicas. Um exemplo é o estudo do metabolismo celular, que envolve muitas estruturas e reações bioquímicas complexas que não são atrativas ao aluno. Mecanismos como o da respiração celular e da fotossíntese são uns dos mais complicados de se compreender, necessitando de estratégias para ajudar no entendimento dos alunos. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar um jogo didático que auxilie os professores na abordagem dos conteúdos referentes à fotossíntese e respiração celular na disciplina de Biologia Celular. O jogo aborda as organelas, componentes e reações envolvidos nesses dois processos, além de abordar também algumas vias metabólicas, como o Ciclo de Krebs, cadeia transportadora de elétrons, Ciclo de Calvin e fotossistemas. O conteúdo das cartas do jogo foi feito com base em livros e sites. A execução do jogo se dá por meio de associação de pistas, em forma de frases, que ajudam a descobrir a qual palavra-chave as pistas estão se referindo. Além disso, o jogo também reforça as equações químicas da fotossíntese e respiração celular, solicitando que os jogadores as elaborem corretamente. Desse modo, o jogo facilitará a fixação e o entendimento do conteúdo abordado nas aulas teóricas, além de gerar uma integração entre os alunos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Santos de Sales, G., Dias Ferreira, R. C., Gallão, M. I., & Hissa, D. C. (2017). O USO DO JOGO DIDÁTICO “BIOPISTAS” COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DA ESTRUTURA E METABOLISMO CELULAR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4435. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29459
Issue
Section
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.