PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA (L2): O GÊNERO RESUMO PARA ESTUDANTES SURDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Abstract
Entendendo que os textos acadêmicos fazem parte do percurso de estudo dentro da universidade, é de extrema importância um maior aproveitamento da leitura, compreensão e sintetização de ideias dos mesmos. Os resumos acadêmicos são ferramentas importantes para este objetivo, é através deles que as informações poderão ser revistas posteriormente. Por isso, estudantes surdos e ouvintes devem se apropriar desse gênero. Com isso, o minicurso resumo acadêmico em língua portuguesa para estudantes surdos tem por objetivo oferecer um olhar mais aguçado para este gênero, com encontros mediados por meio da Libras (Língua Brasileira de Sinais) estudando e compreendendo o gênero em questão. O minicurso ofertará no total dez encontros. Atualmente encontra-se no quinto encontro. Contando com seis alunos do curso Letras Libras surdos. Estes encontros buscam a interação em Libras de aulas teóricas e atividades que reforcem o aprendizado da estrutura do gênero. Contando também com atividades sobre conectivos da Língua Portuguesa bastante usados no gênero. Além do minicurso a monitoria atende outros alunos que procuram auxilio para inscrição de resumos em atividades acadêmicas afins. Acreditamos na colaboração desta monitoria para o fortalecimento do percurso acadêmico de cada aluno que participa das ações dessa monitoria. Como este minicurso, pretendemos tornar os estudantes surdos da UFC mais autônomos em suas leituras e produções acadêmicas em língua portuguesa.Downloads
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Published
2017-11-08
How to Cite
Araujo, M. C., & Vieira, P. A. (2017). PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA (L2): O GÊNERO RESUMO PARA ESTUDANTES SURDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4445. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29469
Issue
Section
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
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