RELAÇÃO DAS MÃES SOCIAIS COM OS JOVENS ABRIGADOS NA CASA DO MENOR SÃO MIGUEL ARCANJO
Abstract
A Casa do Menor São Miguel Arcanjo é uma ONG sem fins lucrativos, presente em três estados brasileiros, abrigando esta, menores em situação de vulnerabilidade social, funcionando aos moldes de casas lares: estruturas em busca de reproduzir o modelo de convivência familiar parecido com o que o abrigado teria em casa. A instituição abriga crianças e adolescentes de zero a 18 anos, e muitas vezes esses jovens abrigados além de virem de uma família com problemas, não encontram no abrigo transitoriedade, permanecendo nestes abrigos até que completem a maioridade, sendo assim cuidados pelas mães e pais sociais que trabalham na instituição. Entendendo que nem sempre essas mulheres tem a formação adequada à função, como cursos de capacitação e treinamento antes da contratação, o objetivo é compreender melhor como se fazem as relações de afeto entre os abrigados e as mães sociais. Para isso a pesquisa procura estudar com mais profundidade a vivência dessas mulheres enquanto mães sociais, compreender melhor como elas chegaram até aquela vaga e também como elas lidam com esse emprego. A pesquisa busca saber também há quanto tempo elas trabalham na função de mãe social, o que as faz continuar o trabalho, qual capacitação elas tem para a função, qual o nível de escolaridade delas, com o que e se elas trabalharam anteriormente, pretendendo ter foco em estudar qual a relação dessas trabalhadoras com os abrigados, como e se elas educam esses menores e qual a profundidade das relações de afetos que permeiam essa relação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Gondim da Nobrega, Y., & Xavier de Holanda, F. U. (2017). RELAÇÃO DAS MÃES SOCIAIS COM OS JOVENS ABRIGADOS NA CASA DO MENOR SÃO MIGUEL ARCANJO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4648. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29672
Issue
Section
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.