VAPORWAVE: ESTÉTICA E SOCIEDADE
Abstract
Diante uma sociedade cada vez mais conectada, as noções estéticas refletem o clássico e o moderno, simultaneamente. Os moldes ocidentais herdam dos helenos sua noção de perfeição, explorando formas plenas e fisionomias divinas. Contudo, o individuo se afasta de sua plenitude. A melancolia permeia toda sua existência, reduzindo o homem a um mero consumidor. O vaporwave surge com uma proposta um tanto inusitada: tornar a sociedade de consumo em um meme. A sátira imprime o desespero individual e deleta a autossuficiência coletiva. Cada um de nós precisa do todo, mas o todo se mantém sem nós. Vaporwave não é apenas um movimento artístico, é tambem um convite ao devaneio nostálgico. Através de uma óptica não convencional, o trabalho busca expor os elementos pitorescos de uma cultura que se estabeleceu puramente no ambiente virtual. Surgido no segundo milênio, o movimento vaporwave remete ao passado não muito distante, em busca do que teria mudado neste curto tempo. Voltaremos ao momento em que os computadores pessoais passaram a existir no imaginário popular, evocando a era da obiquidade e, junto a ela, uma nova visão de consumo sem barreiras. O computador será sua janela para ilhas paradisíacas onde, ao som de um jazz lento, você poderá se deliciar com sua edição limitada de crystal pepsi e contemplar a exurberância de uma estátua grega. Seja bem-vindo ao passado e ao futuro.Downloads
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Published
2017-11-08
How to Cite
Miranda, D. M., Targino, M. N., & Rocha, L. S. (2017). VAPORWAVE: ESTÉTICA E SOCIEDADE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4674. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29698
Issue
Section
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
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