INICIAÇÃO AO VIOLONCELO NAS TURMAS DE ENSINO COLETIVO HOMOGÊNEO NO PROJETO DE CULTURA ARTÍSTICA "OFICINAS DE VIOLONCELO"
Abstract
Há um consenso entre muitos pesquisadores que o ensino coletivo de cordas é muito eficiente e vantajoso na iniciação e musicalização de novos instrumentistas de cordas friccionadas. Utilizando-se dessa perspectiva, o projeto “Oficinas de Violoncelo”, vinculado à Secretária de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará - SECULT/ARTE - UFC, atende alunos interessados em aprender violoncelo provenientes dos cursos de graduação tanto em Música quanto de outros cursos da Universidade assim como alunos da comunidade em geral. Este trabalho tem por objetivo apresentar as experiências desenvolvidas e trabalhadas neste projeto, por meio de uma apresentação artística dos alunos que integram a turma de violoncelos do projeto. As aulas coletivas têm duração de uma hora e meia, uma vez por semana, onde são utilizados os métodos Suzuki (SUZUKI, 1978), e All For Strings (ANDERSON, FROST, 1985). Percebeu-se, então, que a decisão pelo ensino coletivo nesta turma de iniciantes foi a melhor escolha, pois há uma maior interação entre os alunos, tornando as aulas mais ativas através da participação de mais alunos e despertando o senso de coletividade, já que os alunos acabam ajudando uns aos outros respeitando as limitações e reconhecendo as facilidades dos demais. Para apresentação artística serão necessárias 8 cadeiras sem braço e o local precisa ter espaço suficiente para não ficar muito apertado para os músicos.Downloads
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Published
2017-11-08
How to Cite
Santos Silva, A. V., & Utermohl de Queiroz, D. (2017). INICIAÇÃO AO VIOLONCELO NAS TURMAS DE ENSINO COLETIVO HOMOGÊNEO NO PROJETO DE CULTURA ARTÍSTICA "OFICINAS DE VIOLONCELO". Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4728. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29752
Issue
Section
IV Encontro de Cultura Artística
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